Skip to content
quinta-feira, agosto 18, 2022
Últimas Notícias:
  • Lodos gerados nas estações de tratamento de esgotos no Distrito Federal: um estudo de sua aptidão para o condicionamento, utilização e disposição final
  • Above Net na Fenasan 2022
  • Biden sanciona lei de US$ 430 bilhões para combater mudanças climáticas
  • Governo cancela leilão de energia nova A-6 por falta de demanda das distribuidoras
  • Saneamento básico: com inflação, custo para universalização é de quase R$ 900 bi
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Contato

Manaus desperdiça 252 milhões de litros de água por dia, aponta pesquisa

  • Geral
  • abril 22, 2014

Amazônia é uma região privilegiada ao deter cerca de 80% do volume de toda a água doce superficial do Brasil. Entretanto, uma pesquisa realizada pela Manaus Ambiental aponta que, dos 630 milhões de litros de água distribuídos por dia pelo órgão, uma média de 252 milhões de litros é desperdiçada. O desperdício equivale a 40% do total disponibilizado para o consumo diário. De acordo com o órgão, o uso incorreto da água distribuída, bem como a prática de ligações clandestinas, são os principais responsáveis pelos atuais índices. Mais de 22 mil notificações por uso ilegal de água foram registradas em 2013.

De acordo com o gerente de produção e engenheiro da Manaus Ambiental, Ícaro Mello, o órgão distribui hoje o suficiente para abastecer o dobro da população de Manaus. Contudo, o uso inconsciente agrava ainda mais os índices de desperdício.”Uma série de fatores influencia nessa perda de água, e as fraudes, aliada ao consumo incorreto, fazem com que, por mais que se produza um quantidade grande o suficiente pra abastecer duas cidades como Manaus, algumas localidades ainda sejam prejudicadas com o abastecimento de água”, contou.

Conforme dados da Manaus Ambiental, cerca de 78% do consumo de uma residência ocorre nos banheiros. Desse total, os maiores responsáveis são os banhos demorados e o acionamento seguido da válvula sanitária. Um banho de 15 minutos, por exemplo, chega a gastar 135 litros de água, o que equivale a 70 garrafas pets cheias. Em seguida, a lavagem de louças também contribui para o aumento dos índices de desperdício. Segundo o órgão, uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros d’água por minuto.

Em de 2013, mais de 22 mil notificações por uso ilegal de água potável foram registradas em Manaus, com maior incidência de ocorrências nas Zonas Leste e Norte da cidade. Conforme o órgão, o prejuízo causado pelo furto de água não atinge apenas a concessionária, mas também quem paga pelo produto. “Quando se faz uma ligação ilegal a pressão da água é reduzida, o que dificulta a chegada de água em pontos mais altos e mais distantes. Quando o consumo não é medido, as pessoas não se preocupam em utilizar a água da maneira correta. Elas não fazem nenhum controle e gastam sem consciência”, disse Mello.

As irregularidades mais comuns são: retirada de medidor, desvio de ramal, ligações clandestinas e irregularidade de fraude no medidor. As irregularidades, de acordo com o órgão, representam uma perda de 35% do volume produzido anualmente. Além de prejudicar o abastecimento, as ligações clandestinas apresentam um grande risco à saúde, segundo Melo. “Muitas pessoas têm poços clandestinos ou fazem ligações irregulares, o que faz com que a qualidade da água seja comprometida. Cerca de mil análises são feitas por dia para garantir que a água que chega na porta do consumidor seja boa para o uso. Quando se tem uma ligação, a água é desviada e os riscos de contaminação são enormes”, relatou.
Segundo a Manaus Ambiental, economizar água não é sinônimo de privação, mas sim de usá-la de forma adequada pra o benefício da população e da natureza. Verificar vazamentos em canos e torneiras, deixar pratos e talheres de molho antes de lavá-los, aproveitar a água da chuva para aguar as plantas do jardim, entre outras ações, são algumas das medidas apontadas para otimizar o uso da água, o que, além de contribuir para a diminuição dos índices de desperdício, poderá ainda reduzir o valor da conta mensal paga pelo consumidor.

Fonte: G1
Veja Mais: http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2014/03/manaus-desperdica-252-milhoes-de-litros-de-agua-por-dia-aponta-pesquisa.html

AnteriorAnteriorInseguranças administrativa e jurídica
PróximoAmae e Águas de Joinville divergem sobre o aumento da tarifaPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Lodos gerados nas estações de tratamento de esgotos no Distrito Federal: um estudo de sua aptidão para o condicionamento, utilização e disposição final

1 min de leitura

Nesse contexto, a presente pesquisa objetivou a caracterização dos processos de geração e tratamento e da qualidade do lodo de esgotos gerado em todas as ETEs do DF, com vistas a identificar as alternativas de disposição final que sejam técnica e ambientalmente viáveis.

Aterros do mundo todo liberam muito metano

1 min de leitura

Nosso trabalho demonstra como os satélites complementares permitem a detecção, identificação e monitoramento global de superemissores de metano em nível de instalação.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

Lodos Ativados, MBR e MBBR: Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais

Datas: 10, 17 e 24 de agosto

Curso online para profissionais e estudantes que atuam com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Mais informações »

Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2022

Promovido há 33 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é considerado o maior evento do setor na América Latina.

Mais informações »

Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

Datas

21 e 28 de setembro de 2022.

Com o novo Marco de Saneamento completando um ano, as oportunidades de negócios estão se multiplicando e a carência de novos gestores se evidenciando.

Mais informações »

Parceiros

logo-netzsch
clean environment brasil
DENORA
logo-bioproj
Conaut
paques-logo-home.jpg
Penetron
aquamec
suez
Superbac
bf-dias

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.