saneamento basico

Meta de Mauá é tratar 100% de esgoto

Com uma população de 450 mil habitantes e desafios típicos das regiões metropolitanas, Mauá se prepara para conquistar vitória expressiva no front do desenvolvimento sustentável.

A cidade está em contagem regressiva para entrar no seleto rol dos municípios brasileiros capazes de tratar 100% do esgoto coletado, um feito notável em Saneamento Básico. Tal condição será alcançada com a conclusão de uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) no bairro Capuava. As obras avançam em ritmo acelerado e a entrega está prevista para o dia 8 de dezembro de 2014, data em que o município completará 60 anos de fundação.

A ETE representará um divisor de águas na história de Mauá. O serviço de coleta de esgoto já atende 90% dos domicílios, mas apenas 5% do esgoto coletado recebe tratamento atualmente. O salto para 100% terá correspondência nos indicadores de saúde pública e qualidade de vida da população, uma vez que a melhoria das condições de Saneamento Básico está intrinsecamente ligada ao combate de uma extensa lista de doenças. Por isso, para cada Real investido em saneamento , poupa-se outros quatro Reais em atendimento médico, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Além disso, há um forte simbolismo ecológico, pois Mauá acolhe a nascente do Rio Tamanduateí, terceiro maior afluente do Rio Tietê. Dos 35 quilômetros do Tamanduateí, nove quilômetros que passam por Mauá ficarão completamente livres do lançamento de esgotos em estado bruto graças à ETE e às obras complementares que totalizam investimento de R$ 170 milhões.

As obras complementares são, especificamente, 22 quilômetros de coletores tronco, 7,6 quilômetros de interceptores e seis estações elevatórias em implantação por toda a cidade. Trata-se, basicamente, da ampliação da rede que conduzirá os dejetos até a ETE.

As informações relativas aos investimentos planejados para transformar a cidade em referência ambiental são de Thadeu Pinto, diretor de Concessão da Foz, empresa da Odebrecht Ambiental que responde pelo esgotamento sanitário de Mauá com a supervisão da Arsae, agência municipal.

Fonte e Agradecimentos: http://www.abcon.com.br/impr_01.php?catId=16&contId=951

Últimas Notícias: