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Moradora de Sorocaba reclama de conta de água de quase R$ 4 mil

  • Geral
  • fevereiro 24, 2014

Sorocaba, SP – Moradoras do bairro Vila Helena, em Sorocaba (SP), reclamam que têm recebido contas de água com valores muito acima da média. Libercina Maria Rosa dos Santos, de 74 anos, diz que levou um susto quando viu a cobrança referente a janeiro, no valor de R$ 3.837,30. “Nós estamos nervosos com isso. Não tem vazamento, só moram quatro pessoas em casa, nunca que iríamos gastar tanto assim de água“, diz ela, que mora na casa há 30 anos e paga, em média, R$ 100 por mês de água.

Segundo Libercina, o consumo não poderia ter sido tão alto nem que ela quisesse, já que ficou várias vezes sem água nos últimos meses. “Eu fiquei sem água todo dia à tarde. Parava de sair água da torneira por volta do 12h e só voltava às 19h. Não tem como eu ter gastado tudo isso.”

A idosa diz que foi orientada pelo Serviço Antonômo de Água e Esgoto (Saae) a verificar se havia um vazamento na casa. Segundo ela, o encanador não encontrou nenhuma irregularidade. “Mas o problema não para aí. Além da conta desse mês, a atendente ainda me disse que no próximo mês vai vir R$ 1.500 de conta. Eu não estou nem conseguindo dormir“, diz.

A vizinha da idosa, Mariana Guimarães, de 30 anos, também está enfrentando problema semelhante. A conta de água, que costuma ter um valor médio de R$ 22, veio com o valor de R$ 478. “Eu tenho três filhos que ficam o dia todo na escola, meu marido também trabalha o dia todo e eu não paro em casa, estou sempre fazendo bico, como poderíamos gastar um valor desse?“, questiona.
Mariana diz que nenhum técnico do Saae esteve na residência para fazer a leitura do hidrômetro, que fica dentro do terreno. “Não entraram na minha casa e quando o meu marido foi reclamar no Saae, falaram que eles não têm obrigação de fazer a leitura, que eles calcularam do jeito deles e colocam o valor bem acima mesmo, como média.”

A moradora afirma que também procurou por vazamentos, mas nada foi comprovado. “Eu fiz como eles orientaram, de noite anotei o número que estava no aparelho e pela manhã anotei de novo. Não foi constatado nenhum vazamento.”

Posicionamento do Saae
Por meio de nota oficial, o Serviço Antonômo de Água e Esgoto (Saae), responsável pelo abastecimento em Sorocaba, informou que no primeiro caso todos os testes apresentaram situação de vazamento interno, visto que os números do hidrômetro sofreram alteração mesmo sem o uso da água.

Ainda de acordo com o Saae, ela foi orientada a procurar um encanador para a realização do serviço. Assim que o vazamento for encontrado e reparado, Libercina terá que apresentar fotos e documentos (nota fiscal de compra de material e recibo de mão-de-obra) para que a autarquia faça a revisão das contas e lance outras corrigidas.

Já no caso de Mariana, o Saae informa que o hidrômetro do imóvel dela ficou quebrado de 13 de janeiro de 1998 a 10 de dezembro de 2013, quando foi substituído por um novo. Nesse período, o consumo apontado foi zero e a munícipe pagou apenas o valor mínimo (cerca de R$ 23). Com a substituição do hidrômetro, o consumo real do imóvel passou a ser medido corretamente e por esse motivo a moradora entende que a conta aumentou.

Além disso, segundo o Saae, a leitura na casa foi realizada no dia 9 de janeiro e apontou consumo de 74 metros cúbicos em dezembro, o que gerou a conta no valor de R$ 478.

Fonte: G1
Veja mais: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2014/02/moradora-de-sorocaba-reclama-de-conta-de-agua-de-quase-r-4-mil.html

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