Skip to content
segunda-feira, julho 4, 2022
Últimas Notícias:
  • A pandemia do capital no saneamento
  • Estudo alerta para urgência de novos tratamentos contra verminoses
  • Reservatórios têm melhor patamar desde 2012, mostra ONS
  • Copasa investe R$40 milhões no tratamento de esgoto da Cidade dos Profetas e construção de ETE
  • Uso de água no Brasil: o papel do efeito tecnológico
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login
itubombas

Motobomba com vazão de 400 m3/h é adotada em sistema de combate ao incêndio no RJ

  • Geral
  • março 3, 2021

Equipamento da Itubombas foi utilizado como backup durante a parada de manutenção de uma empresa que manipula combustível em terminais portuários.

Um acidente de grandes proporções no Porto de Beirute, no Líbano, que causou uma explosão devastadora no local em agosto do ano passado, lançou o olhar para a situação de terminais portuários e empresas de todos os segmentos sobre seus sistemas de segurança.

O ocorrido serviu como alerta para uma grande empresa que opera com combustível nos terminais portuários do Rio de Janeiro, segmento cujos riscos de incêndio e explosões estão entre os principais pontos de atenção para a segurança de pessoas e instalações. Em decorrência do acontecimento recente, a companhia decidiu revisar todos os seus sistemas e identificou a necessidade de realizar a manutenção do seu sistema de combate a incêndio.

Manutenção de sistemas de combate a incêndio na pandemia

Limitações impostas pela pandemia e a complexidade da reposição de peças importadas, dificultaram a execução da manutenção. No entanto, a importância do projeto fez com que os gestores da empresa carioca buscassem uma alternativa.

Sabendo que seria necessário garantir que o sistema de casa de máquinas contra incêndio estivesse perfeitamente operacional enquanto a motobomba própria passava por reparos, a companhia encontrou a resposta para esta situação na locação de um equipamento a ser utilizado como backup da bomba oficial durante a parada.

 

LEIA TAMBÉM: ITUBOMBAS AMPLIA PORTFÓLIO DE BOMBAS SUBMERSÍVEIS

 

Alugando a solução

A solução escolhida pela empresa foi a motobomba a diesel ITU-86C17, da Itubombas.

Contratado para atuar de maneira provisória em um período de três meses, o equipamento precisava atender aos pré-requisitos da Associação Nacional de Proteção Contra Incêndios (NFPA), como, por exemplo, possuir capacidade de vazão 50% superior à vazão nominal exigida pelo sistema.

Esse requisito visa fornecer segurança em caso de aquecimento rápido dos equipamentos e arredores de modo a permitir o controle de qualquer incidência de incêndio. Outras variáveis técnicas também faziam parte das exigências.

Com vazão de 400m³/h, pressões de 125 a 150 mca e escorva automática a vácuo, a motobomba ITU-86C17 preencheu todos os requisitos exigidos pelo contratante. Um dos diferenciais da solução é o sistema run-dry, que permite o bombeamento de água de grandes distâncias.

Além de fornecer o equipamento para backup, a Itubombas também ofereceu todo o suporte técnico para dimensionamento hidráulico da aplicação e operação, bem como os acessórios necessários para que o sistema funcionasse adequadamente.

Ganhos com a manutenção dos sistemas de combate a incêndio

Sistemas de combate a incêndio que passam por manutenções regulares mitigam riscos à segurança de pessoas e instalações em caso de ocorrências indesejadas.

Com as manutenções em dia, as empresas podem comprovar o cuidado com seus processos e sistemas evitando avaliações de seguro que apontem imperícia, negligência ou imprudência.

Equipamentos e instalações podem custar bilhões de dólares, mas garantir a segurança de pessoas não tem preço.

Nesse contexto todo, a locação é uma alternativa que facilita a programação das manutenções dos sistemas de combate a incêndio contribuindo para a segurança das operações com custos operacionais reduzidos e sem CAPEX.

Sobre a Itubombas

Fundada em 2003, a Itubombas é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções de engenharia, locação e instalação de conjuntos de motobombas a diesel e elétrica com escorva automática com vazões até 2000m³/h e pressões até 400 mca (40bar). Com sede em Itu, a empresa é capaz de atender instalações de médio e grande porte em todo território nacional, utilizando a tecnologia de bombeamento com escorva automática a vácuo. Modernos e eficientes, os equipamentos da empresa foram concebidos para proporcionar agilidade, confiabilidade e simplicidade em operações de bombeamento de líquidos ou rebaixamento de lençol freático.

Para mais informações, CLIQUE AQUI.

AnteriorAnteriorSaneaqua faz alerta sobre diferenças entre redes de água de chuva e de esgoto
PróximoPotencial de toxicidade ambiental de esgotos com produtos farmacêuticosPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

A pandemia do capital no saneamento

0 min de leitura

O objetivo é situar os leitores do campo da saúde no processo de financeirização que avança no setor do saneamento no Brasil e ameaça o direito ao acesso.

Uso de água no Brasil: o papel do efeito tecnológico

0 min de leitura

Nesse contexto, o objetivo deste artigo é investigar o papel do efeito tecnológico sobre as variações no volume utilizado de água no Brasil entre 2013 e 2017.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Tratamento de esgotos, lodos e polimento de efluentes com sistemas wetlands construídos

Data: 03/08

O objetivo desse curso é apresentar o potencial dos principais usos dessa tecnologia para o setor de saneamento, instruindo os participantes a selecionar arranjos, pré-dimensionar sistemas, avaliar viabilidades e comparar esta tecnologia com outras opções tecnológicas em aspectos operacionais, ambientais e econômicos. 

Mais informações »

Parceiros

logo-netzsch
aquamec
DENORA
paques-logo-home.jpg
bf-dias
Penetron
clean environment brasil
suez
Conaut
Superbac
logo-bioproj

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.