saneamento basico

MP investigará se má gestão prejudicou nível do Sistema Cantareira

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) pretende instaurar um inquérito nesta semana para descobrir se houve uma possível má gestão no setor da distribuição de água no Estado. Além disso, o órgão quer investigar o possível descumprimento da outorga que concedeu à Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) o direito de explorar o Sistema Cantareira. As informações são do portal “G1”.

A Sabesp recebeu autorização para utilização da área por 10 anos em 2004 pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). No documento, foi determinado que a Sabesp deveria providenciar em 30 meses estudos que permitissem a redução da dependência do Sistema Cantareira.

No sábado, o nível do sistema, responsável pelo abastecimento de água de parte da região metropolitana de São Paulo, chegou a 13%, o mais baixo da história. Segundo dados da Companhia de Saneamento Básico (Sabesp), há um ano o índice estava em 62,5%. Não há previsão de alteração deste quadro a curto prazo.

Desde março, o governo de São Paulo reduziu a vazão do Cantareira para não esgotar o manancial. Para compensar, nove bairros paulistanos deixaram de ser abastecidos pelo sistema e passaram a receber água de outros sistemas de abastecimento.

Campanha para redução do consumo
A campanha para uso racional de água em São Paulo será ampliada para toda a região metropolitana, disse o governador do estado, Geraldo Alckmin, neste último domingo. Consumidores de toda a capital e grande São Paulo poderão ter desconto de 30% na conta de água se reduzirem em 20% do consumo mensal. A medida é para evitar racionamento. São Paulo vive a pior seca dos últimos 84 anos.

A população respondeu bem a primeira etapa da campanha: 76% dos consumidores reduziram consumo. Agora, estendemos esse bônus para toda a metrópole, incluindo as 31 cidades da região metropolitana. Vamos ter uma boa resposta. A campanha ajuda na medida em que reduz consumo na área da represa de Guarapiranga. Assim podemos transferir mais água para a região da Cantareira”, disse o governador.

Fonte: Yahoo Notícias
Veja mais: https://br.noticias.yahoo.com/mp-investigar%C3%A1-se-m%C3%A1-gest%C3%A3o-prejudicou-n%C3%ADvel-do-sistema-cantareira-112908498.html

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »