saneamento basico

Município de Maceió contará com Plano de Saneamento Básico

O município de Maceió vai contar com o Plano de Saneamento Básico a partir de janeiro de 2016. A MJ Engenharia venceu a licitação da prefeitura e está ouvindo a população sobre os problemas que envolvem o saneamento básico, através de oficinas de Diagnóstico Rápido Participativo, que correspondem a abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais. As oficinas seguem até o dia 24 de julho.

Maceió foi dividido em oito regiões e a MJ Engenharia já ouviu a população das regiões 1, 2 e 3. Os técnicos estarão no próximo sábado (18), na Escola de Ensino Fundamental Arnon Afonso de Mello, no Conjunto José da Silva Peixoto, no Jacintinho, a partir das 8h30, ouvindo a população (lideranças, instituições e entidades) daquele local e dos demais bairros que compões a região 5.

O diretor-geral da MJ Engenharia, Orgel de O. Carvalho Filho, pede a colaboração das pessoas para que o plano aconteça com o diagnóstico do município e o envolvimento de quem vivencia os problemas e, assim, contemple a população nos próximos 20 anos. Ele explicou que o município terá que criar uma lei específica e a população é importante na construção dessa análise. “Plano de Saneamento Básico não é só esgoto, mas corresponde a lixo, drenagem urbana, manejos de águas pluviais, resíduos sólidos, e é fundamental que os líderes contribuam para que o plano dê certo. Até 31 de dezembro, por meio da lei 11.445/2007, Maceió precisa apresentar as diretrizes e, assim, conseguir recursos federais”, informou.

Durante as oficinas, o engenheiro Ambiental Bruno Reginatti, o geólogo Evandro Gottardo, e o engenheiro Agrícola Ricardo Dal Farra, da MJ Engenharia, mostram conceitos básicos de saneamento e resíduos sólidos e apresentam como será elaborado o Plano Municipal de Saneamento Básico de Maceió. Na ocasião são formados grupos para pontuarem, através do mapa de Maceió, os problemas de cada local e suas dificuldades. As atividades são coordenadas pela socióloga Jana Alexandra e pela psicóloga Sylvana Carvalho

Região 1 – Jaraguá, Poço, Pajuçara, Ponta da Terra, Ponta Verde, Jatiúca e Mangabeiras.

Região 2 – Centro, Levada, Vergel do Lago, Ponta Grossa, Prado, Trapiche da Barra e Pontal da Barra

Região 3 – Farol, Pitanguinha, Pinheiro, Gruta de Lourdes, Santo Amaro, Ouro Preto, Canaã e Jardim Petrópolis,

Região 4 – Bom Parto, Mutange, Bebedouro, Chã de Bebedouro, Chã de Jaqueira, Santa Amália, Petrópolis, Fernão Velho e Rio Novo.

Região 5 – Jacintinho, Feitosa, Serraria, Barro Duro e São Jorge.

Região 6 – Benedito Bentes e Antares

Região 7 – Clima Bom, Tabuleiro, Santa Lúcia, Santos Dumont e Centro Universitário

Região 8 – Cruz das Almas, Jacarecica, Guaxuma, Garça Torta, Riacho Doce, Pescaria e Ipioca.

 
Fonte: Aqui Acontece

Últimas Notícias: