saneamento basico
obras-saneamento

Município de Escada/PE vai receber obras de saneamento

Obras, realizada pela Compesa, serão para instalação de sistema de esgotamento sanitário

O município de Escada vai receber obras para a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Com um investimento de R$ 34 milhões, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está dando andamento às obras de implantação da primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário do município da Zona da Mata Sul. A expectativa é de que pelo menos 50 empregos sejam gerados na ETE, de acordo com a Compesa.

O serviço realizado às margens da BR-101 irá beneficiar 36,5 mil pessoas nos bairros de Nova Descoberta, Centro, Vila Operária, Viradouro, Vale Verde, Sudene e Riacho do Navio, áreas que correspondem a cerca de 40% do município. Escada é uma das 11 cidades que fazem parte do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia do Rio Ipojuca (PSA Ipojuca), e as obras estão sendo executadas com recursos do Governo do Estado por meio de um financiamento juntamente ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A primeira etapa da implantação do sistema, está prevista para ficar pronta em dezembro de 2020, e durante o processo será realizado o assentamento de aproximadamente 50 quilômetros de tubulações, construção de cinco estações elevatórias de esgoto (bombeamento) e a instalação de mais de 7 mil ligações domiciliares.

Leia também: Obras de saneamento no MS

Obras de saneamento

A etapa do Sistema também vai permitir concluir e adequar a Estação de Tratamento a ter uma capacidade de tratar 120 litros de esgoto por segundo. Além dos serviços do tratamento de esgoto, também está sendo realizado o cadastro técnico da rede coletora da cidade, e a cidade também está em fase de elaboração para implantação da segunda etapa do sistema.

De acordo com o Gerente de Obras da Compesa, Rodrigo Costa, a capacidade de tratamento do equipamento é um número positivo na região. “120 litros é um número representativo, só uma estação nova consegue suportar toda essa vazão, essa rede nova será de 50 quilômetros de extensão que já iniciou a execução das obras. Serão gerados muitos empregos na cidade, a premissa é contratar pessoas de Escada para trabalhar. Uma obra desse porte gera pelo menos 50 empregos diretos”, destaca o gerente da Compesa.

Rodrigo aponta ainda que essa obra é importante para o município de Escada por não ter ainda cobertura de esgotamento. “Essa é uma obra emblemática e muito positiva para a cidade e para a Zona da Mata Sul, cria um marco do esgotamento sanitário no município. Estamos trabalhando com as comunidades e fazendo reuniões para comunicar e informar a população por não estarem acostumados com esse tipo de serviço”, finalizou.

Fonte: Folha PE.

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »