saneamento basico

Nível do sistema Cantareira se estabiliza após 30 dias de queda

SÃO PAULO – O nível das represas que compõem o sistema Cantareira se estabilizou hoje após registrar queda nos últimos 30 dias. Segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o índice registrado hoje é de 18,5%, o mesmo de ontem.

O volume do sistema estava em queda desde o dia 18 de janeiro, quando o índice registrou 24,8%. Nesse período houve registro de chuvas, mas rápidas e isoladas. Em 9 de fevereiro, o volume no sistema Cantareira passou a ficar abaixo dos 20%, nível considerado situação extrema pela Sabesp.

Antigamente, volumes abaixo dessa marca nem contavam na medição, por serem considerados uma espécie de reserva do sistema.
Mesmo com a estabilização do nível do sistema Cantareira, os reservatórios devem estar em situação crítica em abril, no começo do período de seca. Segundo a previsão, os reservatórios devem estar na temporada de seca operando com entre 35% e 40% de sua capacidade.

Para tentar diminuir o problema e evitar racionamento, o governo estadual lançou um programa que prevê desconto em troca da redução de 20% no consumo de água.

O sistema Cantareira é responsável pelo abastecimento de 9,8 milhões de pessoas na região metropolitana.

Fonte: Valor Econômico
Veja mais: http://www.valor.com.br/empresas/3433084/nivel-do-sistema-cantareira-se-estabiliza-apos-30-dias-de-queda

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »