saneamento basico

Obras da Sanepar beneficiam 1.500 famílias de Umuarama

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) investiu R$ 1,2 milhão na ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário que vai beneficiar 1.500 famílias do conjunto habitacional Sonho Meu, em Umuarama. Entre as obras, a Sanepar implantou uma Estação Elevatória de Esgoto, unidade que tem a função de receber o esgoto do conjunto, por gravidade, e bombear para uma área mais alta da cidade. Também estão incluídas a linha de recalque e emissário, responsáveis pelo transporte do esgoto até a estação de tratamento.

Primeiramente, a obra irá atender as 603 famílias que já receberam as moradias, entregues pelo governador do Estado, Beto Richa no último sábado (01). Outras 897 unidades serão concluídas, totalizando 1.500 unidades habitacionais.

Todo o esgoto produzido no conjunto Sonho Meu será encaminhado para a estação de tratamento Pinhalzinho, localizada no Jardim São Cristóvão. A estação tem capacidade para tratar até 160 litros por segundo e está preparada para atender a nova demanda. “Estamos prontos para tratar todo o esgoto produzido pelo novo conjunto residencial”, afirma o gerente regional de Umuarama, Eduardo Iukiharu Kawassaki Junior.

O gerente destaca ainda o empenho do prefeito Moacir Silva para a concretização do empreendimento. “A prefeitura não mediu esforços para que esse importante conjunto habitacional fosse entregue à comunidade, dotado de toda a infraestrutura necessária à boa qualidade de vida dos novos moradores”, disse Kawassaki.

Fonte: Portal do Governo do Estado do Paraná
Veja mais: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=78942&tit=Obras-da-Sanepar-beneficiam-1.500-familias-de-Umuarama

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »