saneamento basico

Obras de esgoto em Foz do Iguaçu são finalizadas pela Sanepar

As obras de ampliação do sistema de esgoto do Norte de Foz do Iguaçu estão concluídas. Elas foram feitas em duas etapas e beneficiaram cerca de 18 mil moradores da região.

Na segunda etapa, que termina agora, a Sanepar assentou mais de 37,1 quilômetros de tubulação para atender 1.650 imóveis localizados nos bairros Vila C Velha e São Sebastião. Já a primeira etapa contemplou o Norte do bairro conhecido como Vila C Nova e terminou em 2012, atendendo mais de 11 mil pessoas.

Na Vila C Velha estão sendo beneficiadas cerca de sete mil famílias que já podem conectar o imóvel à rede coletora de esgoto. A família do aposentado Diaciso Pereira Lopes mora no bairro há mais de 40 anos e disse que contratou profissional para fazer a ligação interna, assim que a Sanepar avisou que a rede estava liberada.

“Já aproveitei e fiz tudo certinho. Contratei um encanador aqui do bairro que fez o curso da Sanepar. Assim a gente tem garantia do serviço bem feito”, disse Diaciso. No final do ano passado, em parceria com o Conselho Comunitário da Vila C, a Sanepar promoveu um curso de aperfeiçoamento para encanadores. Profissionais da região aprenderam como fazer corretamente a ligação entre o imóvel e a rede de esgoto.

A Sanepar também está programando vistorias para verificar se as ligações foram feitas de modo correto. Nos próximos meses, profissionais contratados pela empresa percorrerão o bairro para identificar se há irregularidades, como a água de chuva ligada diretamente na rede de esgoto, o que é proibido. Durante a execução da obra, a Sanepar promoveu reuniões comunitárias para explicar o andamento dos trabalhos e como deveriam ser executadas as ligações individuais.

JUPIRA – Na etapa de ampliação da Vila C Velha, também foi construída uma nova estação elevatória e ampliada a Estação de Tratamento de Esgoto Jupira (ETE Jupira). Nesta ampliação está sendo feito mais um módulo de tratamento e adequado o já existente, duplicado o sistema de entrada do esgoto e construídos mais 13 leitos de secagem.

Atualmente a ETE tem capacidade para tratar 70 litros por segundo (l/s) e após a conclusão das obras a capacidade vai dobrar, alcançando os 140 l/s. A obra, que já está em fase final de execução, permitirá que a nova estação receba o esgoto da região Norte e atenda o futuro crescimento populacional da região. Para concluir a rede, a elevatória e a ampliação da estação foram investidos cerca de R$ 8,42 milhões.

O gerente geral Renato Bueno lembra que a implantação do sistema de esgoto na região da Vila C é uma antiga reivindicação da comunidade que agora se tornou realidade. “Em razão da topografia, a implantação do sistema de esgoto foi de alta complexidade e exigiu um grande esforço técnico e operacional da Sanepar”, diz Bueno.

 

Fonte: Paraná Online

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »