saneamento basico

Ônibus da Sanepar vai percorrer o Estado para abordar o cuidado com a água

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) lança o Ecoexpresso Sanepar, um ônibus especialmente preparado com maquetes, painéis iluminados e vários outros recursos para disseminar práticas de cuidado com a água. O ônibus iniciou suas atividades em Curitiba e irá percorrer diversas cidades do Estado.

O Ecoexpresso permanece na Capital nesta quarta e quinta-feira (3 e 4), no Museu Oscar Niemeyer (MON), onde a Sanepar participa da Feira de Boas Práticas Socioambientais, organizada pela Copel. A feira é um evento paralelo à 5ª edição do Seminário Copel de Boas Práticas Socioambientais. O ônibus pode ser visitado das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h30, no MON.

As maquetes demonstram o ciclo da água, desde as nascentes, passando pela formação de rios e barragens para captação de água, por uma estação de tratamento de água, redes e reservatórios de distribuição de água até as residências.

NA PRÁTICA – A representação do ciclo da água, dentro do ônibus, inclui a demonstração do percurso da água residuária, desde a saída das residências, mostrando a diferença entre a rede coletora de esgoto e a de águas pluviais. O trajeto segue até uma estação de tratamento de esgoto, onde é possível entender a diferença entre a bacia utilizada para captação de água para o abastecimento público e a que recebe o efluente dessas estações.

Juntamente com o espaço sobre o sistema de tratamento do esgoto estão representados os processos de geração de energia a partir do gás metano, destinação do lodo de esgoto tratado para a agricultura e o tratamento adequado dos resíduos sólidos.

A maquete apresenta ainda uma casa com realidade aumentada e, nela, detalhes de uma ligação correta de esgoto, por meio das conexões, caixa de gordura e a conexão ao dispositivo tubular de inspeção (DTI). O uso consciente da água também é assunto importante na visita ao Ecoexpresso.

Na antiga Estação de Tratamento de Água (ETA) Tarumã, em Curitiba, o ônibus recebeu 40 alunos do 3º ano da Escola Municipal Padre Durval Secchi, de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. Para a coordenadora pedagógica da instituição, Marilene Belão, a visita ao ônibus foi uma ótima oportunidade de fixar a aprendizagem de diversos conteúdos trabalhados em sala de aula.

“É uma forma muito legal de reforçar o que eles estão estudando ou já estudaram. Essa participação traz para perto do aluno o que ele viu na sala de aula de uma forma fácil, divertida, interessante. Contar com uma atividade assim é uma oportunidade que favorece muito o processo de aprendizagem”, afirma.

A visita é gratuita, tem duração de 35 minutos e o ônibus recebe 25 pessoas de cada vez. Os educadores da Sanepar foram treinados para receber os visitantes e proporcionar uma experiência diferente. Eles também falam da relação da Sanepar com o meio ambiente e da política ambiental da Companhia. As visitas devem ser agendadas pelo email [email protected]

“Queremos chamar a atenção para a importância da preservação da água, seu tratamento, os serviços de coleta e tratamento de esgoto e o trabalho com os resíduos sólidos de uma maneira simples, lúdica e mais próxima da sociedade”, diz o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Péricles Weber.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »