saneamento basico

Peixes são encontrados mortos em reservatório de Belo Monte no Pará

Dezenas de peixes foram encontrados mortos no lago da Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

Segundo a Norte Energia, empresa responsável pelo empreendimento, equipes de monitoramento de fauna aquática e de qualidade da água dos reservatórios estão trabalhando para averiguar a real causa do evento observado no Igarapé Ambé.

O biólogo e professor da Universidade Federal do Pará, Rodolfo Salm, mora bem próximo ao lago e afirma que a situação é preocupante.

Sonora: “Chega lá você vê peixe morto para tudo que é lado. E eles estão sendo continuamente recolhidos pelas pessoas que estão administrando a barragem. E ainda assim, acumulam-se muitos. A situação é dramática, é muito deprimente.”

Para a Norte Energia, uma das causas pode estar ligada à presença de vegetação de igapó e de matéria orgânica no entorno do igarapé Ambé, o que aumenta naturalmente o consumo de oxigênio na água.

Já para o professor, a causa imediata pode ser a subida rápida das águas do reservatório, alagando áreas com vegetação, que acabam entrando em decomposição. Mas ele acredita que o problema também esteja ligado à falta de saneamento básico na região, uma das condicionantes da empresa para realizar a obra. Sem sistema de esgoto, os dejetos acabam despejados no rio Xingu.

Segundo a Norte Energia, os peixes encontrados estão sendo retirados para evitar danos ao meio ambiente.

Fonte: EBC – Empresa Brasil de Comunicação

Últimas Notícias:
Nível da água em SP mantém queda 1 mês após plano de contingência

Nível da água em SP mantém queda 1 mês após plano de contingência

Um mês depois da publicação de um plano para economizar água, o “volume útil” dos reservatórios da região metropolitana de São Paulo registrou queda. Em 24 de outubro, quando a Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) estipulou critérios para contenção do consumo, o nível do sistema integrado estava em 28,7%. Na segunda-feira (24.nov.2025), o nível estava em 26,6%.

Leia mais »