saneamento basico

Pela primeira vez pesquisa detecta coronavírus em 100% das amostras de esgoto em MG

Estimativa de população infectada em Belo Horizonte subiu para mais de 50 mil pessoas entre os dias 8 e 12 de junho.

O Boletim de Acompanhamento do projeto-piloto, Monitoramento COVID Esgotos, apontou novos focos de crescimento na detecção do COVID-19. Com resultados das amostras coletadas entre 8 a 12 de junho, o boletim aponta que, pela primeira vez, 100% das amostras de esgoto da bacia do Arrudas testaram positivo para a presença do novo coronavírus. O estudo trouxe resultado das amostras de esgoto coletadas nos sistemas de esgotamento sanitário das bacias do Arrudas e do Onça, em Belo Horizonte e Contagem (MG).

 O objetivo do projeto-piloto é monitorar a presença do novo coronavírus nas amostras de esgoto coletadas em diferentes pontos do sistema de esgotamento sanitário das cidades de Belo Horizonte e Contagem, inseridos nas bacias hidrográficas dos ribeirões Arrudas e do Onça. Assim é possível gerar dados para a sociedade e ajudar gestores na tomada de decisão.

CLIQUE AQUI E LEIA A MATÉRIA COMPLETA

Últimas Notícias:
Nível da água em SP mantém queda 1 mês após plano de contingência

Nível da água em SP mantém queda 1 mês após plano de contingência

Um mês depois da publicação de um plano para economizar água, o “volume útil” dos reservatórios da região metropolitana de São Paulo registrou queda. Em 24 de outubro, quando a Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) estipulou critérios para contenção do consumo, o nível do sistema integrado estava em 28,7%. Na segunda-feira (24.nov.2025), o nível estava em 26,6%.

Leia mais »