saneamento basico

PGE garante obras para tratamento de esgoto em Gravataí

A PGE, por meio da Procuradoria do Domínio Público Estadual (PDPE), garantiu, junto ao Tribunal de Justiça do Estado, a contratação da empresa vencedora de licitação para execução das obras de pavimentação e tratamento de esgoto na comunidade Vila Xará, no município de Gravataí.

Participante da licitação, cujo objeto é a a execução de obras de infraestrutura no loteamento Xará, em Gravataí, havia obtido liminar em mandado de segurança para suspender a contratação, alegando que lhe havia sido negado o benefício previsto na legislação, que privilegia a contratação de empresas de pequeno porte. A PGE obteve efeito suspensivo em agravo de instrumento interposto contra decisão proferida em mandado de segurança e manteve a empresa vencedora de licitação para realização de obras em Gravataí.

A 2ª Câmara do Tribunal de Justiça entendeu que a empresa impetrante não atendeu aos requisitos da Lei Estadual. Segundo o Relator do agravo de instrumento, Des. João Barcelos de Souza Junior, resta configurado o requisito para a concessão do efeito suspensivo pela importância das obras para os moradores da Vila Xará, as quais têm relação direta com os princípios da dignidade da pessoa humana e da saúde.

Com a decisão, a empresa vencedora na licitação pode ser contratada, garantindo a realização das obras de infraestrutura com recursos obtidos junto ao BNDES.

O despacho foi proferido em 15 de janeiro.

Atuou no processo o Procurador do Estado Juliano Heinen.

Fonte: JusBrasil
Veja mais: http://pge-rs.jusbrasil.com.br/noticias/112350303/pge-garante-obras-para-tratamento-de-esgoto-em-gravatai

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »