saneamento basico
ufes-residuos-solidos-espirito-santo

Minuta do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos de Uberaba/MG vai a audiência pública

O projeto começou em 2018, com a assinatura da adesão ao consórcio, e ao longo de 2019 foram realizadas diversas capacitações com os representantes dos municípios

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Convale), do qual o município de Uberaba faz parte, vai promover na terça-feira (11) audiência pública para apresentação da minuta do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O evento será às 15h no auditório da Prefeitura Municipal de Uberaba e vai reunir técnicos dos municípios de Água Comprida, Campo Florido, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Delta, Planura, Sacramento e Veríssimo, que também integram o consórcio para gestão integrada de resíduos sólidos.

“Hoje a Codau é a gestora da coleta de lixo na cidade, por isso temos uma cadeira no comitê gestor do consórcio para acompanhar a consultoria contratada para elaboração deste plano”, explica o presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto. Este é um projeto piloto do Ministério do Desenvolvimento Regional, da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI), da Caixa Econômica Federal, e tem o apoio da Agência de Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ).

LEIA TAMBÉM: SISTEMA DE GERENCIAMENTO ONLINE DE RESÍDUOS

Resíduos sólidos

O projeto começou em 2018, com a assinatura da adesão ao consórcio, e ao longo de 2019 foram realizadas diversas capacitações com os representantes dos municípios, junto à consultoria contratada pela Caixa Econômica Federal para elaboração de todas as fases do processo. Ao final, o objetivo é formatar uma Parceria Público-Privada (PPP), que trará modernização à gestão regionalizada de resíduos sólidos, bem como economia aos cofres públicos. A audiência pública é uma oportunidade para a comunidade conhecer e se posicionar em relação ao Plano Intermunicipal.

Fonte: JM Online.

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »