Skip to content
sexta-feira, maio 27, 2022
Últimas Notícias:
  • Sistema SODIS para desinfecção da água
  • ANA publica novas regras para segurança de barragens para usos múltiplos de água
  • Brasil: A potência da energia verde
  • Superbac leva biotecnologia e bactérias inteligentes à Aquishow 2022
  • Indicadores de sustentabilidade ambientais na pecuária leiteira: revisão sistemática
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Projeto de saneamento de Porto Velho/RO é preparado para envio à câmara

  • Geral
  • dezembro 24, 2020

Plano de saneamento foi encaminhado para aprovação do Prefeito Hildon Chaves

Na semana passada, depois da audiência pública promovida pela Secretaria Municipal de Integração (Semi), com a participação da população, por meio de envio de questionamentos e sugestões, inscrições, visualizações e compartilhamentos   mais uma etapa da construção do Plano Municipal de Saneamento Básico de Porto Velho (PMSB) foi concluída.

O Conselho Municipal de Saúde revalidou o plano que segue agora para aprovação do prefeito Hildon Chaves, que enviará à Câmara de Vereadores como anexo do projeto da Lei de Saneamento. Aprovado pelos parlamentares municipais, então volta para sanção do prefeito e se tornará assim a primeira política pública voltada ao saneamento da capital.

Para o prefeito, Hildon Chaves, o trabalho será ainda mais intenso a partir de agora. “Vamos nos dedicar com afinco daqui por diante, para concretizar os caminhos apontados por este PMSB para entregar à população do nosso município todas as possibilidades neste Plano desenhadas. O maior trabalho começa agora”, disse ele.

Já o secretário Álvaro Mendonça agradeceu a parceira do IBAM, que associado aos membros do Grupo de Trabalho Técnico, proporcionou, de acordo com ele, “o reforço necessário, para que fosse concluído este mapa, que guiará em direção a um futuro melhor”.


LEIA TAMBÉM: JUNDIAÍ/SP INVESTE 24 MILHÕES EM OBRAS DE SANEAMENTO


PMSB

A construção do PMSB iniciou ainda em 2019 e foi oficializada em janeiro deste ano, com a assinatura do contrato com o Ibam. A partir daí, foram realizadas reuniões nas mais diversas localidades de Porto Velho, disponibilizados questionários impressos e online a moradores, servidores públicos, comunidades indígenas, lideranças comunitárias, obtendo contribuições do setor produtivo, conselhos municipais, faculdades e setor público. “Importante lembrar da participação da população e o controle social em todo o processo de formulação do Plano, desde a concepção do mesmo”, destacou.

A falta de saneamento básico na capital se estende por décadas, segundo Álvaro Mendonça, como um problema aparentemente insolúvel ou que, até então, tinha sido entregue em mãos inaptas para a execução do trabalho. “A responsabilidade é do município, mas foi relegada ao Estado que destinou à Caerd a missão e que não cumpriu as metas estabelecidas no contrato firmado há mais de 15 anos. Porto Velho encontra-se hoje na última colocação entre todas as capitais em relação a esse setor. E isso se reflete negativamente em muitos aspectos da nossa vida cotidiana”, comentou.

Ainda de acordo com o secretário, a população de Porto Velho sofre os males de um saneamento básico ineficiente, um esgotamento que praticamente não existe, na disposição de água tratada que só atende 30% de uma capital com mais de 500 mil habitantes.

“Sem contar os distritos que não tem nada praticamente, e que nos afeta no dia- a -dia no período das chuvas que são tão intensas, e que nos causam muitos dissabores, por conta da drenagem pluvial urbana que é ineficiente. Caminhamos deficitariamente no que diz respeito à gestão dos resíduos sólidos, mas queremos e vamos mudar essa realidade”, destacou.

Fonte: Diário da Amazônia.

AnteriorAnteriorGestores municipais têm até julho de 2021 para implementar ‘taxas de lixo’
PróximoSaneamento básico: a relação dos corpos hídricos com a saúde humanaPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Sistema SODIS para desinfecção da água

2 min de leitura

O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência da desinfecção da água com a utilização da radiação solar associado ao uso de coagulante orgânico extraído da semente de Moringa oleifera.

Indicadores de sustentabilidade ambientais na pecuária leiteira: revisão sistemática

2 min de leitura

O presente estudo analisou de forma sistemática os parâmetros de sustentabilidade da pecuária de leite, qualidade de águae área de proteção permanente, levantados utilizando a ferramenta de índices de sustentabilidade.

Vídeos

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura

Entrevista com Estela Testa, CEO da Pieralisi do Brasil, empresa líder na fabricação de soluções inovadores para desidratação de lodos, especialmente desenvolvidas para resolver qualquer problema de clarificação, desidratação e separação, com a segurança e confiabilidade resultantes de uma empresa avançada e inovadora.

tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura
assista-agora

Vídeo aula: Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa na sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

Superbac
logo-bioproj
Penetron
clean environment brasil
bf-dias
DENORA
aquamec
logo-netzsch
paques-logo-home.jpg
Conaut
suez

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.