Skip to content
domingo, maio 22, 2022
Últimas Notícias:
  • Prefeitura executa ações para melhorar drenagem urbana no Guarujá/SP
  • Bruno Martins Baldi
  • Potencial energético dos resíduos sólidos urbanos na região do Grande ABC
  • Prefeitura de Três Lagoas/MS abre consulta pública para atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico
  • Sustentabilidade na construção civil
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login
obras

Rede de esgoto de Piracicaba/SP: 36% das obstruções são causadas por acúmulo de gordura

  • Geral
  • setembro 28, 2020

Apenas 2% das ocorrências de desobstrução da rede coletora de esgoto se dão por quebra ou tempo de uso das instalações.

Segundo a concessionária Mirante, 98% delas podem ser evitadas com ações mais conscientes da população na hora de ‘deixar ir embora’ materiais indevidos na descarga, ralos, entre outros, pois ocorrem em função de descarte irregular de gordura e lixo – desde fraldas, absorventes e preservativos a toalha de banho e até mesmo cama e pedaços de moto.

A reportagem do Jornal de Piracicaba acompanhou na manhã da última sexta-feira (25) duas execuções de ordens de serviços para desobstrução da rede de esgoto. Na ocasião, lançamento indevido de gordura foi o que predominou, além de estopa, cabelo e pano. Segundo Laís Fonseca Gomes Pedra, coordenadora da concessionária, são executadas por mês, em média, entre 900 e 1200 desobstruções e 36% são por acúmulo de gordura, que chega a endurecer e parecer um bloco de argila.

O motorista do caminhão hidrojato, Jean Ribeiro Paz, conta que em todas as atividades de um dia de trabalho encontra lixo nas redes coletoras. “A gente tem que chegar primeiro e fazer toda essa limpeza para depois fazer a desobstrução, porque, se não, esse lixo acaba indo para a estação de tratamento. A gente encontra esses lixos em todos os lugares, acha de tudo, desde meia e já achamos blusa, camiseta”, lembra.


LEIA TAMBÉM: CARAPICUÍBA/SP AMPLIOU EM 50% A REDE COLETORA DE ESGOTO


Obras nas Redes Coletoras

Além do investimento de tempo e mão de obra nas desobstruções (quando mais ações preventivas e novas instalações poderiam ser feitas), o problema das obstruções na rede coletora pode resultar em vazamento de esgoto na casa do usuário e se prolonga até as estações de tratamento, que são biológicas. Sendo assim, as bactérias se alimentam dos resíduos do esgoto e, com aumento de água ou com lixo, podem morrer, causando prejuízos.

“Quando chove, esse número pode quase dobrar, indicando que é um problema cultural mesmo de excesso de lixo. E essa relação de chuva com aumento de serviço não deveria existir, visto que o esgoto é projetado para receber esgoto”, comenta Laís.

Além do acúmulo de materiais indevidos nas redes, segundo a coordenadora da Mirante, outra dificuldade enfrentada pelas equipes é a não abertura de Ordem de Serviço pela população por meio do Semae (Serviço Municipal de Água é Esgoto) 0800 772 9611 ou 115. “O registro das obstruções é de extrema importância para análise de melhorias na região e para o pronto atendimento da demanda. Além disso, é de extrema importância ter a situação do imóvel regular, possuindo caixa de inspeção na calçada sem lacrar, além de separar as tubulações de água pluvial da tubulação de esgoto”.

Coleta de Óleo

O óleo de cozinha deve ser separado e pode se transformar em sabão caseiro ou até em uma rende extra. De acordo com o proprietário da “Disk Óleo”, Igor Arantes, a empresa oferece o serviço de coleta há 14 anos “para dar um destino ecologicamente correto”. Residências, restaurantes e condomínios podem solicitar o serviço por meio do whatsapp (19) 99755-7932 ou no Facebook do proprietário.

“Hoje compramos esse óleo em pequenas e grandes quantidades com pagamento em espécie ou trocamos por produtos”, explica Arante. Entre esses produtos estão detergente, água sanitária, multiuso, sabão, alvejante e limpa alumínio. O óleo coletado é encaminhado para empresas de biocombustíveis.

Fonte: Jornal de Piracicaba.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE PRIVATIZAÇÃO DA COPASA

AnteriorAnteriorNova York transforma maior lixão em parque e dá exemplo ao mundo
PróximoProjeto do IFMG que propõe soluções de saneamento para ocupação da Grande BH ganha prêmio do BIDPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Sustentabilidade na construção civil

1 min de leitura

O presente trabalho pretende apresentar uma abordagem sobre o tema SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇAO CIVIL através de casos reais pois as características de uma construção sustentável interferem diretamente na relação do homem/meio-ambiente com questões que podem ser minimizadas quando se resolve investir em um planejamento adequado.

Análise do aproveitamento do lodo de estações de tratamento de água em pavimentos

1 min de leitura

O presente estudo teve como objetivo analisar uma disposição final ambientalmente adequada, economicamente viável e tecnicamente praticável dos lodos de estação de tratamento de água como sub-camadas dos pavimentos, analisando o comportamento mecânico do lodo da ETA Mambu-Branco pelo ensaio Índice de Suporte Califórnia e análises de características físico químicas do material.

Vídeos

tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura

É muito fácil se impressionar com a estrutura da Tequaly, são mais de 100 mil m² de espaço, sendo 5 mil de área administrativa e todo o restante de área fabril.

bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura
assista-agora

Vídeo aula: Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

0 min de leitura
Futuro aguas

FILME: O Futuro das Águas: o desafio do século

1 min de leitura

Eventos e Cursos

Compliance no Saneamento e o Impacto da Agenda ESG

Data: 08/06

A disciplina visa apresentar a importância do compliance na estruturação e operação de projetos de saneamento, assim como o impacto da agenda ESG no setor.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

logo-bioproj
clean environment brasil
Penetron
Superbac
logo-netzsch
suez
paques-logo-home.jpg
DENORA
bf-dias
Conaut
aquamec

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.