saneamento basico

Representante do Brasil convida americanos à investir no Brasil

A abertura oficial será hoje quando o prefeito de Nova York, o democrata Bill de Blasio, fará, no Hotel Grand Hyatt, o discurso de saudação a colegas vindos de vários continentes. O tema oficial do Fórum Mundial de Cidades, que acontece junto ao Fórum de Prefeitos, aborda a inovação, a sustentabilidade e as novas oportunidades de negócios. Roberto Cláudio, único gestor brasileiro a participar de duas mesas destacadas no evento, compareceu no dia de ontem para um café da manhã no Conselho das Américas.

Em pauta, pediu a empresários e executivos norte-americanos que invistam na cidade. E apresentou um diferencial: 16 linhas aéreas internacionais operadas todos os dias caso a TAM anuncie um centro de operações (hub) na capital cearense.

Os 16 participantes do café acusaram o diferencial. A síntese foi feita pela embaixadora Ana Lucy Cabral Petersen, cônsul geral do Brasil: “Foi muito positivo o que o prefeito disse aqui. O hub é, sem dúvida, um diferencial para atrair investimentos”, disse a diplomata, cearense nascida em Fortaleza.

A investidores de empresas como a Morgan Stanley, PricewaterhouseCoopers, Latin Trade e integrantes da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, RC disse que a cidade precisa do dinheiro deles. E que a Prefeitura está investindo em mobilidade, saneamento e na atração de empresas.

Mas o prefeito foi cobrado por ações mais efetivas na área de segurança pública e ainda como fazer para livrar a cidade dos engarrafamentos. Um deles chegou a comparar a dificuldade de locomoção em Fortaleza a Recife.

Explicação

Em inglês fluente, o prefeito admitiu que é um problema, mas que vem investindo em alternativas como os binários, as faixas exclusivas para ônibus e, ainda, as ciclofaixas. E que tem enfrentado a questão da violência – seja colocando mais câmeras de vigilância, e integrando os dados com a Polícia.

A Câmara de Comércio foi convidada para levar os investidores para conhecer a cidade. Algo que talvez apenas se concretize caso a TAM opte por centrar suas operações no Ceará.

Ainda ontem, a comitiva fortalezense teve um encontro com Michael Berkowitz, presidente do Projeto 100 Cidades Resilientes da Fundação Rockefeller que atua no Brasil há décadas. A Fundação patrocina ideias inovadoras em cidades que sofrem com trânsito desordenado, secas, cheias, explosões de criminalidade. Fortaleza se candidatou a fazer parte do programa .

“Temos projetos para juntar dados para melhorar a demanda das linhas de ônibus, das estações de bicicletas compartilhadas ou ouvindo diretamente a população”, diz o professor Haroldo Rodrigues, do pós-doutorado em negócios e inovações da Universidade do Arizona.

Ele preside o I3For, um Instituto Internacional de Inovação da Universidade de Fortaleza, criado este ano.

Na programação oficial de hoje, Roberto Cláudio participa de um painel junto com os prefeitos de Roma, Ignazio Marino, e de Pittsburg (EUA), Bill Peduto. Eles falam sobre “Transporte e Mobilidade”. Amanhã ele fala sobre “Melhores Práticas de Inclusão Social na América Latina” e estará acompanhado dos gestores de Medellín (Aníbal Gaviria), José Blandon (Cidade do Panamá) e Jaime Nebot (Guayaquil).

 

 
Fonte: Jornal O Povo

Últimas Notícias:
Projeto Sistema Drenagem

Projeto de sistema de drenagem: uma abordagem técnica e ambiental

Os governos municipais têm a incumbência da infraestrutura de microdrenagem, que se estende aos estaduais com o aumento da importância da macrodrenagem, centrada nas bacias hidrográficas. Serviços básicos urbanos incluem construção de guias, galerias de águas pluviais e obras de contenção de encostas para mitigar riscos urbanos.

Leia mais »