saneamento basico

Seminário Gratuito – Resíduos sólidos e Economia Circular

A gestão de resíduos sólidos urbanos é o foco desse encontro nos dias 15 e 16 de agosto, no Museu do Amanhã ( Rio de Janeiro / RJ )

Em dois dias de encontro serão debatidos os desafios para que o país avance na destinação correta do lixo. O destaque no primeiro dia de evento será o lançamento do novo Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana ( ISLU ), que terá sua quarta edição apresentada com exclusividade no seminário.

Leia também: Economia circular dá vida nova ao lixo e rende R$ 40 milhões ao ano para empresa paulista

O evento tem apoio da Foxx Haztec e da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais ( Abelpe ). Entre os temas abordados estão os 9 anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos ( PNRS ), a situação dos lixões e dos aterros sanitários no país ; novas práticas rumo a uma economia de baixo carbono na gestão de resíduos sólidos ; o balanço da logística reversa de fluxos específicos em operação no país, seus ganhos e desafios ; e a comunicação sobre a temática em favelas e comunidades de baixa renda.

O seminário integra a temática do Antropoceno, bastante presente nas discussões do Museu do Amanhã. O conceito alude ao fato de que vivemos a época dos Humanos – a civilização se tornou uma força de alcance planetário e de duração e abrangência geológicas. Modificamos mais o planeta nos últimos 60 anos do que em toda a nossa existência.

Confira a programação em:  https://museudoamanha.org.br/pt-br/seminario-residuos-solidos-e-economia-circular

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »