saneamento basico

Rio Pinheiros pode ter tratamento de água para uso da Sabesp

O governo do Estado de São Paulo pretende tratar a água poluída do Rio Pinheiros para aproveitá-la no abastecimento da População. O tratamento da água aconteceria de acordo com o próprio fluxo do rio, entre as usinas de Traição e Pedreira, próximas à represa Billings, na Zona Sul de São Paulo.

A declaração foi feita pelo Secretário de Recursos Hídricos, Benedito Braga, na ultima segunda-feira (9), ao programa Roda Viva da TV Cultura.

Segundo o secretário, a ideia é retomar um projeto que já foi deixado de lado outras duas vezes pelo governo estadual, em 2003 e 2011, após dez anos de investimentos do Estado de São Paulo e da Petrobras. O projeto não conseguiu limpar totalmente as águas do Rio Pinheiros.

O tratamento acontece por meio de produtos químicos que agrupa a sujeira em flocos, depois bolhas de oxigênio injetadas no fundo do rio fazem a sujeira subir até a superfície para que seja retirada.

Benedito Braga afirma que atualmente existem métodos mais mordermos para esse processo de limpeza, capazes de retirar resíduos do rio. A ideia é lançar essa água na represa e captar a mistura.

Para o secretário, a utilização das águas do Rio Pinheiros não é ideal, mas deve ser usada devido à conjuntura atual. “A medida só está sendo tomada para o abastecimento humano porque estamos em momento de crise. O problema é que isso se torne permanente, mesmo depois da crise”, disse Benedito Braga.

A assessoria de imprensa da Sabesp foi procurada para se pronunciar sobre o caso, mas não obtivemos resposta até o momento da publicação.

 

Fonte: Diário de São Paulo

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »