saneamento basico

Defesa Civil aponta risco de rompimento em barragens e reservatórios em Itajaí/SC

Semasa fará obras emergenciais, para evitar rompimento de barragens. Prazo para trabalhos ficarem prontos é de 6 meses.

Rachaduras em barragens e reservatórios de água colocaram a Defesa Civil de Itajaí em alerta. Um relatório técnico do órgão apontou que as estruturas apresentam risco de rompimento. O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) vai investir R$ 11 milhões para obras emergenciais. O prazo para os trabalhos ficarem prontos é de seis meses.

Quem está perto das estruturas, preocupa-se. É o caso do aposentado Celso Lana, que mora abaixo da estação de tratamento de São Roque. Parte da encosta da barragem está cedendo. “A gente fica preocupado, né? A gente convive com o perigo, aí é uma preocupação”, disse.

Na estação de tratamento, passam mil litros de água por segundo, que abastecem as cidades de Itajaí e Navegantes. Só que a estrutura corre risco de rompimento, segundo o relatório.

“Nós começamos a perceber que a estrutura das descargas encontram-se já fissuradas, com trincas bem robustas, e também trincas no solo. Como se pode perceber, toda essa região de solo aqui está se movimentando”, afirmou o engenheiro civil Nei Dionísio Locatelli.

Outras estruturas

O levantamento mostra também problemas na Estação de Recalque de Água do bairro Fazendinha. Na barragem no canal do Rio Itajaí-Mirim, há várias rachaduras e as proteções na encosta cederam, o que traz risco de um possível colapso.

“Esse problema da barragem na salina daria uma salinização muito grande na água, tanto de Itajaí quanto de Navegantes, e afetaria grandemente as indústrias, a pesca. Em relação à estação de tratamento de São Roque, há residências que ficam no pé da encosta do morro e um eventual rompimento dessas barragens poderia causar sérios danos à vida das pessoas”, afirmou o diretor do Semana, Diego Antônio da Silva.

Ele disse que a empresa contratada aguarda autorizações para começar os reparos nas estruturas: “Ela já está com o canteiro de obras pronto, a empresa, aguardando apenas a liberação do IMA [Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina] em relação às licenças ambientais”.

Fonte: G1

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »