saneamento basico

(RO) Água do Madeira está bem perto de atingir estação de tratamento de água

A administração de Abunã, distrito de Porto Velho, distante cerca de 220 quilômetros da capital, afirma que se o Rio Madeira continuar subindo, a água potável na localidade deve acabar nesta quinta-feira (20). O motivo, segundo o administrador do distrito, Lelhio Ibañez França, é que as águas do rio estão a 30 centímetros da Estação de Tratamento de Água (ETA) da região. A cota do Madeira nesta quarta-feira (19) já marca 17,81 metros, de acordo com o Corpo de Bombeiros. São 1.338 famílias afetas pela cheia histórica em Porto Velho e em mais nove distritos.

Em Abunã vivem cerca de mil famílias e pelo menos 78 já foram retiradas das residências tomadas pela água. França conta que a situação está ficando cada vez mais difícil no distrito e que já foi preciso seguir até Porto Velho para pedir alimentos para a população atingida. Ele diz ainda que na região do distrito de Velha Mutum, localidade a cerca de 100 quilômetros de Abunã, a água já cobre a rodovia que dá acesso à balsa que atravessa para o Acre. “Se a água continuar subindo, até o Acre deve ficar isolado. Ainda deve passar carros mais altos, mas os menores, não devem conseguir passar”, afirma o administrador.

Abunã possui cerca de dois quilômetros habitados e as famílias ribeirinhas atingidas estão sendo levadas para o galpão da Estrada de Ferro e igrejas do distrito. Outras para sítios que ficam na parte mais alta da região.

A estudante Glenda Bezerra, que reside em Abunã, decidiu sair do distrito com medo de ficar ilhada. “Minha casa fica na parte mais alta. Tenho medo da água subir mais e ficar tudo bloqueado. Iria perder minhas aulas e, por isso, resolvi sair”, diz a estudante.
No acesso à balsa, o administrador de Abunã diz que a pista já foi elevada, pois o Rio Madeira invadiu mais de 400 metros da rodovia. A medida foi tomada para que o tráfego não seja interrompido. “Agora a balsa ainda está operando normalmente, com mais cautela, mas ainda não está interrompido o tráfego“, diz França.

Em Fortaleza do Abunã, distrito de Porto Velho distante cerca de 260 quilômetros, onde vivem aproximadamente 500 famílias, já falta água, combustível e até alimentos. Os moradores estão com medo de a água estar contaminada porque há muitas fossas sépticas submersas.

Fonte: G1
Veja mais: http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2014/02/agua-do-madeira-esta-bem-perto-de-atingir-estacao-de-tratamento-de-agua.html

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »