saneamento basico

(RO) Água do Madeira está bem perto de atingir estação de tratamento de água

A administração de Abunã, distrito de Porto Velho, distante cerca de 220 quilômetros da capital, afirma que se o Rio Madeira continuar subindo, a água potável na localidade deve acabar nesta quinta-feira (20). O motivo, segundo o administrador do distrito, Lelhio Ibañez França, é que as águas do rio estão a 30 centímetros da Estação de Tratamento de Água (ETA) da região. A cota do Madeira nesta quarta-feira (19) já marca 17,81 metros, de acordo com o Corpo de Bombeiros. São 1.338 famílias afetas pela cheia histórica em Porto Velho e em mais nove distritos.

Em Abunã vivem cerca de mil famílias e pelo menos 78 já foram retiradas das residências tomadas pela água. França conta que a situação está ficando cada vez mais difícil no distrito e que já foi preciso seguir até Porto Velho para pedir alimentos para a população atingida. Ele diz ainda que na região do distrito de Velha Mutum, localidade a cerca de 100 quilômetros de Abunã, a água já cobre a rodovia que dá acesso à balsa que atravessa para o Acre. “Se a água continuar subindo, até o Acre deve ficar isolado. Ainda deve passar carros mais altos, mas os menores, não devem conseguir passar”, afirma o administrador.

Abunã possui cerca de dois quilômetros habitados e as famílias ribeirinhas atingidas estão sendo levadas para o galpão da Estrada de Ferro e igrejas do distrito. Outras para sítios que ficam na parte mais alta da região.

A estudante Glenda Bezerra, que reside em Abunã, decidiu sair do distrito com medo de ficar ilhada. “Minha casa fica na parte mais alta. Tenho medo da água subir mais e ficar tudo bloqueado. Iria perder minhas aulas e, por isso, resolvi sair”, diz a estudante.
No acesso à balsa, o administrador de Abunã diz que a pista já foi elevada, pois o Rio Madeira invadiu mais de 400 metros da rodovia. A medida foi tomada para que o tráfego não seja interrompido. “Agora a balsa ainda está operando normalmente, com mais cautela, mas ainda não está interrompido o tráfego“, diz França.

Em Fortaleza do Abunã, distrito de Porto Velho distante cerca de 260 quilômetros, onde vivem aproximadamente 500 famílias, já falta água, combustível e até alimentos. Os moradores estão com medo de a água estar contaminada porque há muitas fossas sépticas submersas.

Fonte: G1
Veja mais: http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2014/02/agua-do-madeira-esta-bem-perto-de-atingir-estacao-de-tratamento-de-agua.html

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »