saneamento basico

Saae assegura que níveis dos mananciais que abastecem a cidade estão normais

Apesar de as temperaturas em Sorocaba estarem registrando recordes de calor nos últimos dias, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) assegura que os mananciais de onde é captada a água para o abastecimento da cidade estão com níveis normais. A autarquia retira o líquido de três reservatórios, que seriam as represas do Clemente (interligada à Ituparanga), Ipaneminha e Éden (Pirajibu), e diz que a situação deles não colocam em risco a distribuição de água à população. Porém, por serem muito menores do que a de Ituparanga, o Saae revela que se o período de estiagem persistir nos próximos dias, não há como garantir, com certeza, de que a represa de Ipaneminha e Éden mantenham os seus níveis.

O Saae ressalta que por a represa de Itupararanga ficar dentro de uma área pertencente ao Grupo Votorantim, seriam eles os responsáveis por monitorar a situação da mesma. Com isso, a autarquia solicitou, nessa semana, que a empresa enviasse um relatório, para checar se o período de calor intenso e de estiagem atípica ao mês de janeiro não estivessem influenciado no volume de água existente no local. De acordo com as informações enviadas ao Saae, e repassadas à reportagem pela assessoria de imprensa do órgão público municipal, “o nível do reservatório de Itupararanga está dentro do valor histórico esperado para o mês e não vão vemos qualquer possibilidade de que o abastecimento público proveniente do reservatório seja afetado”. A Votorantim ainda relatou que está “operando o reservatório considerando prioritariamente o abastecimento público”.

Na última semana, era possível notar que o nível de Itupararanga estava diferente do que a represa apresenta normalmente. Era possível enxergar algumas margens de areia, que normalmente são tomadas pelas águas, além de algumas pedras, quase no meio do reservatório, que também é difícil de notar em épocas que não demonstram um tempo tão seco. Além disso, uma régua instalada na barragem da represa mostra que o nível está 10 metros abaixo da ponta do medidor. Chama a atenção também que as águas estão a cinco metros abaixo das comportas, que estavam todas fechadas.

Apesar disso, o Saae alega que a represa do Clemente, que capta água diretamente de Itupararanga, apresenta níveis normais e não preocupantes. É de lá que partem as adutoras, que percorrem 14 quilômetros até chegarem à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cerrado, garantindo o abastecimento de 60% dos imóveis da cidade.

Já a situação dos reservatórios que garantem o fornecimento de água aos outros 40% consumidores do município pode não ser tão estável, caso o período de estiagem permaneça em Sorocaba. São elas as represas de Ipaneminha, localizada em Ipanema das Pedras, e a do Éden, situada ao lado da Estação de Tratamento de Água daquele bairro. De acordo com o Saae, essas represas são menores, por isso são mais sensíveis a alterações em suas condições em tempos sem chuva. Mas, em visita da reportagem na última semana, percebe-se que elas não apresentam sinais de que os níveis de água estão baixando.

Além disso, a autarquia informa que o consumo costuma ser mais alto em dias de calor, por isso o abastecimento pode ficar ainda mais comprometido.

Economia
O Saae relata que em dias de muito calor o consumo chega a aumentar em 30%, mas a dona de casa Lucrecia Aparecida Siqueira, 40 anos, tenta ir na contramão disso, para evitar desperdícios e que aconteça a falta de água em sua casa. “Fazia muito tempo que não lavava a calçada com água, porque sei que precisamos economizar. Só hoje que resolvi dar uma lavadinha, porque antes só estava passando pano“, diz ela, enquanto limpava a frente de sua casa na manhã de sexta-feira. Lucrecia afirma que costuma reutilizar a água da máquina de lavar para utilizar na limpeza do chão de sua residência. “Mas tem gente que desperdiça mesmo“, opina. Com essas economias, ela diz que sua conta mensal costuma vir com o consumo mínimo todos os meses.

Por enfrentar períodos de falta de água em alguns dias, a moradora do Éden, a auxiliar de produção Aline Ortega, 30, acaba economizando, justamente para não ficar sem o abastecimento. “Sempre quando falta é lá pelo meio-dia, 13h, e fica até de madrugada sem água“, relata. Portanto, ela conta que sempre lava as roupas e as louças correndo enquanto a água está saindo das torneiras, para não ter tantos problemas ao longo do dia.

Fonte: Cruzeiro do Sul
Veja mais: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/529334/saae-assegura-que-niveis-dos-mananciais-que-abastecem-a-cidade-estao-normais

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »