saneamento basico

Sabesp muda forma de calcular nível de água do Cantareira, após pedido do MP

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) alterou hoje (17) a forma de calcular o nível de armazenamento do Sistema Cantareira. Após recomendação do Ministério Público, a empresa agora informa o volume de água disponível no reservatório em relação ao total possível de ser armazenado – considerando os dois volumes mortos (reservas técnicas) autorizados pelos órgãos reguladores: de 182,5 milhões de metros cúbicos (m³) e de 105 milhões de m³, respectivamente.

Até hoje, a Sabesp informava o nível do sistema em relação apenas ao volume útil, sem considerar os volumes mortos. A alteração fez com que o nível do Cantareira (hoje em 150,6 milhões de m³) passasse de 15,3% (usando o método anterior) para 11,9% (com a nova medição).

O volume total armazenável no sistema é de 1.269,5 milhões de m³ de água: 982 milhões de m³ do volume útil, somados aos dois volumes mortos, respectivamente 182,5 milhões e 105 milhões de m³.

 

Fonte: Agência Brasil Ebc

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »