saneamento basico

Sabesp terá de reduzir 26% da captação do Cantareira

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) terá de reduzir em 26% a captação de água do Sistema Cantareira a partir de novembro deste ano, após o novo prazo de conclusão da obra emergencial na Represa Billings. A determinação foi divulgada na tarde desta sexta-feira (31) pela ANA (Agência Nacional de Águas e pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo), órgãos gestores do manancial.

Na última terça-feira (28), o DAEE, órgão do governo Geraldo Alckmin (PSDB), divulgou nota oficial informando que havia autorizado o aumento da retirada máxima de água do Cantareira pela Sabesp, de 13,5 mil litros por segundo para 14,5 mil l/s em agosto, e a suspensão da redução de 13,5 mil l/s para 10 mil l/s que havia sido determinada pelos gestores para ocorrer entre setembro e novembro. A decisão foi anunciada sem o aval da ANA, do governo federal.

As medidas haviam sido solicitadas pela Sabesp na semana passada. A companhia justificou o pedido dizendo que o Sistema Alto Tietê, que seria usado para socorrer o Cantareira, sofre com a seca, e que a obra emergencial que vai abastecê-lo com 4 mil l/s de água da Represa Billings sofreu novo atraso e só entrará em operação em outubro, conforme a reportagem antecipou na quarta-feira, 29. A obra chegou a ser prometida por Alckmin para maio e, por último, para setembro.

Segundo estimativa feita pelo DAEE, o pedido da Sabesp poderia causar um déficit de água no manancial superior a 100 bilhões de litros nos próximos quatro meses e colocá-lo, até novembro, de volta na segunda cota do volume morto, que havia sido recuperada em fevereiro. Agora, contudo, ANA e DAEE decidiram que a Sabesp deve reduzir a captação para 10 mil l/s em novembro, quando a companhia promete já ter concluído a obra da Billings, considerada essencial para evitar o rodízio oficial no abastecimento de água da Grande São Paulo.

Procurados pela reportagem na tarde desta sexta-feira, 31, Sabesp e DAEE ainda não se manifestaram. A ANA informou que não vai comentar a decisão.

Fonte: Olhar Direto

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »