saneamento basico

Sabesp universaliza saneamento em Nova Granada/SP

A cidade de Nova Granada agora conta com a universalização do saneamento.

Obras do Sistema de Esgotamento Sanitário vão melhorar a qualidade de vida, além de auxiliar na preservação do meio ambiente.

A Sabesp inaugurou um Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) que vai melhorar a qualidade de vida da população e auxiliar na preservação do meio ambiente, uma vez que os moradores vão deixar de lançar esgoto in natura no solo.

O empreendimento engloba rede coletora de esgoto, 75 ligações domiciliares para coleta, uma estação de tratamento compacta e dois emissários (um de esgoto e um final). O sistema está em operação desde março de 2019.

Na Unidade de Negócio Baixo Tietê e Grande, que integra Nova Granada, foram investidos ao todo R$ 10,1 milhões pela Sabesp. A obra de Nova Granada teve início em abril de 2018 com um investimento de R$ 802 mil.

Universalização do saneamento básico

Um dos compromissos da Sabesp é com a universalização do saneamento básico, compreendendo o abastecimento de água, a coleta e o tratamento de esgotos. Os municípios operados pela Sabesp, que são 57% das cidades paulistas, já contam com o abastecimento universalizado e, ao final de 2018, foram registrados 90% de cobertura com coleta e 76% deste esgoto tratado.

Para avançar nesses números, a Companhia investe em programas e obras, como o Projeto Tietê (na Grande São Paulo) e o Onda Limpa (no litoral Paulista).

Fonte: São Paulo

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »