saneamento basico

Santos/SP tem menor perda de água entre cidades da Baixada Santista

Embora tenha melhor colocação do Brasil, mais de 14% de tudo o que sai pelos canos para distribuição ainda é perdido no caminho

Santos é a cidade com menor Índice de Perda na Distribuição (IPD) de água potável do Brasil. Mas o número não é perto do zero: 14,33% de tudo o que sai pelos canos para distribuição é perdido no caminho, seja em vazamentos, fraudes ou ligações clandestinas.

Além dos impactos ambiental e financeiro, os dados – do Instituto Trata Brasil – mostram a desigualdade da região no tema: enquanto Santos é a cidade com menor IPD do País, São Vicente e Guarujá estão abaixo da média nacional nessa lista.

No Brasil, a média de perda é de 38,3%. São Vicente chega a perder 56,6% do total que seria faturado pela Sabesp. Esse índice é próximo da média do sexto pior estado do Brasil no quesito, Rondônia. Guarujá também não vai bem. Tem IPD de 48,9%. Ou seja, quase a metade da água que sai para distribuição é perdida.

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »