saneamento basico

Cada habitante produz 575 kgs de lixo ao ano, afirma presidente do IGA

O presidente da empresa Investimentos e Gestão de Água (IGA), Pimenta de França, revelou, hoje, que cada habitante da Região produz uma média de 575 quilogramas de lixo por ano, no âmbito da sua preleção na conferência “Resíduos Sólidos Urbanos e o Ambiente” que decorreu, no Auditório da Escola Secundária Jaime Moniz.

O responsável da IGA efetuou a preleção para alunos vários alunos que sobrelotaram o espaço para o ouvir a convite do Clube de Geografia, coordenado pelo professor Fernando Santos, durante a Semana dos Clubes.

Segundo o líder da IGA, a gestão de resíduos que se realiza numa ilha tem as suas específicidades que enumerou como sendo a falta de espaço, a grande densidade populacional, a orografia complicada o que não facilita este trabalho.

De acordo com Pimenta de França o resíduo “não pode ser colocado em qualquer parte”, descrevendo o projeto que lidera há alguns anos na IGA, nomeadamente na “triagem, transferência, do tratamento e da valorização” dos mesmos.

O representante da entidade sublinhou que a orografia da Madeira não permite que criar espaços para ter aterros e os poucos que podiam ser considerados têm água por baixo, não sendo equacionados como a melhor opção, pois afetaria as respetivas nascentes e cursos de água no subsolo.

O presidente da IGA abordou a criação de um sistema de tratamento e da valorização de resíduos que, primeiro, lhes reduzisse o volume e, segundo, que maximizasse o aproveitamento, o que se traduz na incineração e valorização energética.

O preletor ainda frisou a importância da reciclagem dos mesmos que, através do processo da triagem já são separados o que ajuda a transformá-los e recicla-los.

O coordenador da iniciativa, Fernando Santos, valorizou a participação do convidado e traçou como objetivos sensibilizar os alunos para o problema.

 

 
Fonte: Jornal da Madeira

Últimas Notícias: