saneamento basico

Seca atinge nascente do rio São Francisco em Minas

A nascente do rio São Francisco está secando. O alerta é da diretoria do Parque Nacional Serra da Canastra, de onde os 2.700 km do rio começam a nascer. A origem principal do São Francisco fica em São Roque de Minas, na região centro-oeste do Estado.

De acordo com um funcionário do parque que se identificou como Darlan, vários pontos secos foram percebidos durante o combate a um incêndio que ameaçou a nascente do rio. O diretor da instituição, Luiz Arthur Castanheira, não foi encontrado para comentar o assunto.

Já a assessoria de imprensa do Parque Nacional Serra da Canastra, por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, afirmou que os dados concretos devem ser repassados somente nesta quarta-feira (24).

“Situação preocupante”

O CBHSF (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco) também não foi informado da seca na nascente do rio. O vice-presidente da associação, Wagner Soares Costa, disse que está em “dúvida” sobre a possível falta de água.

— A gente fica em dúvida porque o rio não tem uma nascente só, mas um grupo. Fica uma próxima da outra.

Mesmo assim, segundo o representante, a situação no local é preocupante.

— É verdade que a vazão reduziu muito, está assustador. Em Três Marias está muito baixa, o que quer dizer que em todos os rios que abastecem acima da barragem está crítico.

A bacia hidrográfica do rio São Francisco atravessa sete Estados brasileiros e é considerada uma das mais importantes pelo volume de água transportado na região semiárida do País. São 639.219 km de área de drenagem e vazão média de 2.850 m³/s, responsável por 2% do total do Brasil.

De acordo com Costa, a condição atual, principalmente em Minas, é de “insegurança”.

— É uma preocupação muito grande porque um rio com uma crise dessa… É preocupante para outros rios que estão nessa região. O rio Doce está com vazão muito baixa, o Jequitinhonha também.

A única solução, segundo o vice-presidente do comitê, é esperar pela chuva.

— Tem que chover. E em abundância.

O rio São Francisco tem nasce na Serra da Canastra, escoando pela Bahia e Pernambuco, quando altera seu curso, chegando ao oceano Atlântico através da divisa entre Alagoas e Sergipe.

A Bacia possui sete unidades da federação – Bahia (48,2%), Minas Gerais (36,8%), Pernambuco (10,9%), Alagoas (2,2%), Sergipe (1,2%), Goiás (0,5%), e Distrito Federal (0,2%) – e 504 municípios (cerca de 9% do total de municípios do País).

Agradecimentos: PORTAL R7

 

 

Últimas Notícias:
Fenasan 2025 Encontro Universidades

Fenasan 2025: Especialistas dos EUA, Alemanha, França e Portugal trazem experiências inovadoras em saneamento para o Encontro das Universidades

Maior evento de saneamento ambiental das Américas, o Encontro Técnico AESabesp/Fenasan é promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp) em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN). Nesta edição, tem como tema central “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”.  

Leia mais »
AST Invisibilidade Chorume

A invisibilidade do chorume

Diariamente, um adversário insidioso e muitas vezes ignorado emerge silenciosamente de nossos resíduos, tecendo uma rede de contaminação que ameaça rios, lagos, aquíferos e até a água que chega às nossas casas.

Leia mais »