saneamento basico

Semae já precisa promover reparos em tubulação da ETE

O Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae) de Rio Preto começa hoje reparo em tubulação de saída de efluentes (chamada de UASB), que está danificada, segundo a autarquia, na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). É a terceira tubulação que passará por reparos. O Semae cobra das empresas Delta-Araguaia a responsabilidade pelos tubos que apresentam corrosão. Outros duas saídas de efluentes já passaram por reparos. “Já chegaram com vazamentos e vou brigar na Justiça sempre com a Delta-Araguaia. O custo da obra total foi de R$ 120 milhões e Rio Preto não pode perder a ETE”, afirmou a superintendente do Semae, e vice-prefeita, Ivani Vaz de Lima (PSDB).

O perito judicial Ary Rodrigues Alves Junior apontou irregularidades na construção da ETE. Segundo laudo, caso não sejam feitos reparos, os vazamentos podem causar contaminação do solo e lençol freático. Ivani cita o relatório do períto e afirma que a ETE “não foi bem construída”. No relatório do perito, ele afirma ser necessário “abertura de galerias para acessar as tubulações de saída de efluentes, troca dos locais de vazamento e válvulas”.

Em ação que tramite pela 2ª Vara da Fazenda de Rio Preto, as empresas Delta-Araguaia afirmaram que receberam “termo de recebimento definitivo dizendo que a empresa cumpriu todas as obrigações contratuais. Há ainda questionamento sobre os reparos feitos pelo Semae. “Quem garante que os reparos paliativos não prejudicaram ainda mais a obra?”, questionam no processo.

Ivani afirma que os reparos são necessários porque, caso contrário, a ETE estaria em condições precárias. Ivani disse ainda que os reparos feitos pela autarquia são importantes, porque a justiça tem dificuldades em encontrar todos os responsáveis pelas empresas.

Fonte: Diário Web
Veja mais: http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Politica/181590,,Semae+ja+precisa+promover+reparos+em+tubulacao+da+ETE.aspx

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »