saneamento basico
seminario-despoluicao-rios

Seminário a despoluição dos rios

A poluição dos rios

Objetivo: Promover debate sobre a necessidade da melhoria da qualidade dos rios, abrangendo desde o planejamento de médio e longo prazo, a necessidade de investimentos, a integração das políticas públicas nos seus diferentes níveis de atuação, bem como um olhar sobre o passado, buscando não repetir os mesmos equívocos para avançarmos e termos resultados concretos de despoluição dos rios.

A poluição dos rios que cortam a maior metrópole da América Latina, os rios Pinheiros e Tietê, é resultado direto do lançamento de esgotos domésticos sem o adequado tratamento. Após mais de 30 anos de inúmeros projetos de despoluição destes rios, que envolveram mais de três bilhões de dólares, a sociedade continua convivendo com rios altamente degradados.

8 e 9 de outubro de 2019
Das 8h30 às 18h

PRÉDIO DA FIESP
Av. Paulista 1313 – 15º andar – Espaço Nobre – São Paulo/SP

Últimas Notícias:
Integração de sistemas no saneamento o risco operacional que começa na desorganização dos dados EOS Systems

Integração de sistemas no saneamento: o risco operacional que começa na desorganização dos dados | EOS Systems

No setor de saneamento, a falta de integração entre sistemas não é apenas um problema de TI; é um risco operacional sistêmico. Quando o sistema comercial (faturamento) não se comunica com o operacional (telemetria/GIS) e ambos ignoram o fiscal (ERP), a operação da concessionária entra em um ciclo de desorganização de dados, onde a informação se torna incompleta e a tomada de decisão perde efetividade.

Leia mais »
Novo marco legal do saneamento fracasso ou limites estruturais

Novo marco legal do saneamento: fracasso ou limites estruturais?

Nos últimos meses, uma sequência de notícias sobre concessões esvaziadas, revisões de modelagens e redução do interesse privado em projetos de saneamento reacendeu um debate incômodo. O novo marco legal do setor (Lei 14.026/2020) estaria falhando em sua principal promessa: a universalização dos serviços até 2033?

Leia mais »