saneamento basico

Seminário sobre gestão dos resíduos sólidos como fonte de energia e renda acontece em MS

Acontece na próxima quinta-feira, 30 de abril, seminário para discutir a gestão dos resíduos sólidos urbanos e sistema de carbonização, como fonte de energia e renda. O evento será a partir das 8h, no Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), que fica na Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, Parque dos Poderes, em Campo Grande.

O seminário será realizado pelo Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa (Cidema), em parceria com o Imasul e a Engquali, empresa responsável pela elaboração dos planos municipais de saneamento básico e manejo de resíduos sólidos.

A elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é condição necessária para os municípios terem acesso aos recursos da União, destinados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos.

Alguns especialistas afirmam que a gestão dos resíduos sólidos urbanos vem se tornando uma problemática para os administradores públicos dos municípios brasileiros, por causa da expansão urbana, em detrimento da grande produção desses resíduos, que são lançados diariamente, nos chamados “lixões”, sem nenhum tratamento adequado, provocando problemas sociais e ambientais.

O objetivo do seminário é mostrar uma alternativa viável para o gerenciamento de todo esse material, através do método de carbonização, o qual produz energia pura e soluciona a questão de cunho social como os catadores e a preocupação com a degradação ambiental.

A usina de carbonização é uma das alternativas mais segura existente no momento, pois mostra vários benefícios, como geração de emprego, menos risco à saúde humana, além de diminuir o impacto ambiental e lixões e aterros sanitários.

Por se tratar de um grande avanço tecnológico e inovador, a usina de carbonização é uma alternativa de energia limpa e totalmente possível a sua adoção.

No Brasil, o Estado de Mato Grosso do Sul é o mais avançado para receber as usinas de carbonização e para tanto já está sendo providenciada a instalação de três unidades, sendo uma em Iguatemi, outra em Sidrolândia e Jardim.
Coletiva

No dia 29, às 17h, haverá entrevista coletiva no Hotel Brumado, localizado na Avenida Afonso Pena, 743, Bairro Amambaí, em Campo Grande (MS).

Estarão presentes o professor Osvaldo Joaquim dos Santos, Sérgio Massao Watanabe, Célio Francisco Salles, engenheiros da empresa Engequali, responsável pela elaboração dos planos Municipais de Saneamento Básico de várias cidades de MS e o presidente do Cidema, prefeito de Porto Murtinho, Heitor Miranda.

 
Fonte: Correio do Estado

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »