saneamento basico

SmartAcqua vence prêmio de eficiência operacional da ABES

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

A SmartAcqua, startup criada em 2019 para oferecer às empresas de saneamento básico uma solução que utiliza Inteligência Artificial para gestão de perdas de água, foi a vencedora na categoria Eficiência Operacional do Desafio de Inovação no Saneamento – Open Spot, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) em parceria com a Infra Cast e Infra Women Brazil.

“A ABES é a referência no Brasil no mercado de saneamento e estamos muito honrados com essa premiação que certamente nos dará uma visibilidade maior na comunidade do saneamento e várias oportunidades de negócios. A perspectiva é ter pelo menos 20 cidades usando a nossa solução nos próximos 18 a 24 meses”, destaca Hélio Samora, sócio-fundador e CEO da SmartAcqua.

Na avaliação de Enéas Ripoli, sócio-fundador e CTO da SmartAcqua, o mercado de perdas de água necessita de uma alavancagem tecnológica e uma vez que uma entidade como a ABES, profissionais da área e empresas notáveis reconhecem o SmartAcqua como solução viável, isso ajuda muito no convencimento de possíveis clientes. “Algumas empresas de saneamento públicas e privadas, e prestadores de serviços já estão utilizando a solução sob forma de prova de conceito ou piloto. Com o novo marco regulatório e a escassez de água em algumas regiões, o que torna o combate a perdas de água imprescindível, acredito que em breve a nossa ferramenta será de grande valia para as empresas do segmento”, acrescenta Ripoli.

Além de toda a tecnologia para integração de dados, Inteligência Artificial, algoritmos e melhores práticas operacionais que permitem potencializar, georreferenciar e combater sistematicamente as perdas comerciais e físicas de água, a versão atual do SmartAcqua agregou também a integração com sistemas de geofonamento, novos mapas de calor, novos relatórios, e ainda a condição de interagir com a modelagem hidráulica e localizar vazamentos em redes e ramais através de sensores de ruídos em real time.


LEIA TAMBÉM: SMARTACQUA: O APP DE CONTROLE DE PERDAS


A premiação

O Desafio de Inovação recebeu propostas de empresas dos estados do Amazonas, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, tendo como objetivo apoiar e acelerar o desenvolvimento do segmento nos âmbitos técnico-científico, político-institucional e de gestão. Concorrendo com mais quatro empresas na categoria Eficiência Operacional, a SmartAcqua foi a vencedora de acordo com o júri desse bloco composto por: Hélio Castro, especialista em saneamento e ex-diretor-presidente da Arsesp; Ricardo Rover, coordenador da Câmara Temática da ABES de Gestão e Controle de Perdas e Eficiência Energética; Klaus Paz, gestor de Inovação na Aegea Saneamento; Augusto Bezana, especialista em saneamento; e Paulo Cândido, analista da área de tecnologia da Sabesp.

Além dos R$ 20 mil concedidos a cada um dos vencedores das quatro categorias, a SmartAcqua também foi escolhida pela Corsan para realizar um estudo aprofundado da sua solução, além da possibilidade de testes em concessionárias e eventual financiamento pelos investidores participantes do projeto. 

Os outros vencedores foram: Eisenia, na categoria Soluções Isoladas; Fluxus, na categoria Eficiência Energética; e a GreenPlat, na categoria Resíduos.  O Open Spot ABES conta com o apoio da AEGEA, Sabesp, Suez, BRK, Vita, Effico e Câmaras Temáticas da ABES de Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes e de Tecnologia da Informação e Inovação.

Veja a apresentação dos finalistas

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »