saneamento basico

SOS Mata Atlântica classifica qualidade da água do Rio Parnaíba do Sul como regular

Um levantamento feito pela Fundação S.O.S Mata Atlântica classificou a qualidade da água dos rios do Sul do Rio de Janeiro como regular. A escala passa por ótimo, bom, ruim e péssimo. O estudo foi feito levando em conta um trecho do Rio Piraí e outro do Rio Paraíba do Sul, que corta Resende.

“Essas análises foram feitas de um modo superficial em locais que a qualidade da água estava boa momentaneamente. Mas esse regular indica que deve ser melhorado. Pode ser melhorado alguns aspectos como a turbidez da água, como a presença de coliformes fecaise, lixo perto dos locais aonde foram coletadas as amostras indicam que a água está regular. Mas, ela pode ser melhorada”, explicou Rita Souza, diretora do Instituto Mata Atlântica.

Em outubro de 2014 os pesquisadores monitoraram a qualidade da água em 301 pontos de seis estados brasileiros. O estudo analisou 16 características, entre elas a presença de metais pesados, a cor da água e a quantidade de coliformes fecais. O levantamento mostra que um dos principais problemas enfrentados pelos rios da região é o despejo de esgoto doméstico sem tratamento.

Segundo o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, 600 milhões de litros são despejados no trecho do rio que corta o Sul do estado todos os dias.
“Sem tratar o esgoto dos municípios o nosso Rio Paraíba do Sul vai morrer aos poucos”, disse a diretora do Instituto Mata Atlântica.

 

 

Fonte: G1

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »