saneamento basico

Taxas de água, esgoto e energia impulsionam aumento do custo de vida dos paulistanos

De julho a agosto deste ano, o custo de vida do paulistano subiu de 0,12% para 0,26%, é o que aponta o Índice de Custo de Vida por Classe Social (CVCS) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). A maior alta foi registrada nos serviços, com 0,83% em agosto em comparação a julho, com 0,23%.

Entre os grupos pesquisados, o que mais contribuiu para o aumento no índice foi o da habitação, com aumento de 1,08%. Segundo a FecomercioSP, só nos últimos 12 meses, os preços dos itens desse grupo subiram, em média, 7,11%. O levantamento revela que o aumento do Índice de Preços de Serviços (IPS) na habitação foi pressionado pelos reajustes da taxa de água e esgoto (3,24%) e da energia elétrica residencial (3,03%).

Em segundo lugar na lista de grupos que influenciaram o custo de vida em São Paulo vem o setor de transportes (0,52% em relação a julho), por causa do reajuste de 5,42% nas passagens aéreas. Nos últimos 12 meses, o reajuste médio desse grupo foi de 4,4%.

 

Com informações da FecomercioSP

Últimas Notícias: