saneamento basico

POSICLOR, CLORTEC E MIOX, Tecnologias da De Nora, Aliados no Combate ao Coronavirus

De acordo com o comunicado da OMS publicado em 3/3/2020 uma forma de manter as superfícies limpas e com maior probabilidade de eliminação dos vírus seria com o uso do Álcool Gel 70% e/ou Hipoclorito de Sódio 0,5% (item 2.5 do comunicado).

 

Como ambos necessitam ser produzidos e distribuídos, uma alternativa a aquisição de um produto pronto seria a fabricação local/no ponto de uso.

Esta fabricação local consiste na produção do hipoclorito de sódio por meio da eletrólise de uma salmoura. Em outras palavras, mistura de sal, água e energia elétrica, resultando-se nas seguintes reações químicas principais:

 

Reação no Ânodo: 2 Cl → Cl2 + 2e

Reação no Catodo:  2 H+ + 2e → H2

Reação de hidrólise do cloro: Cl2 + H2O→ HOCl + Cl + H+

Reação de Equilíbrio (depende do pH):  HOCl → OCl + H+

 

Produto Químico

 

Este sistema, que foi desenvolvido para o tratamento de água e efluentes, após tal comunicado, começou a ser utilizado para produção deste produto químico na limpeza de superfícies. Foi comprovado que uma das medidas que surtiram efeito na China foi a aspersão de desinfetante nas ruas e locais públicos e a De Nora, inclusive, foi a responsável por fornecer os sistemas de geração neste país e em diversos outros. Nos Estados Unidos as autoridades locais estão distribuindo solução de alvejante/hipoclorito de sódio 0,5% para a população (https://saneamentobasico.com.br/de-nora-gerador-hipoclorito-sodio/  e https://saneamentobasico.com.br/de-nora-luta-coronavirus/).

No Brasil já pode ser observado ações semelhantes em diversas cidades. No entanto, a grande maioria delas utilizando o produto comercial, diluindo-se o mesmo em caminhões pipa. O consultor José Eduardo Gobbi, da Proag, alerta para o risco do manuseio de produtos químicos e, principalmente, nos processos de diluição dos mesmos.

“Avaliando a produção do hipoclorito localmente sob essa ótica (segurança), é mais um ponto positivo, uma vez que o mesmo tem classificações de risco mais baixas do que até mesmo um higienizador de mãos”, completa Luiz Guimarães, gerente comercial da De Nora Brasil.

 

de-nora

 

Sendo assim, a De Nora desenvolveu Kits para produção deste alvejante e que poderiam ser instalados em diversos locais, como por exemplo:

 

Hotéis
Escolas
UBS, Hospitais e demais centros de saúde
Municípios
Outro uso institucional
Uso residencial e pessoal

Luiz Guimarães completa: “Estamos prontos para atender as autoridades, instituições públicas e privadas para combater o COVID-19. Podemos trabalhar em diferentes modelos de negócios e temos capacidade de mobilizar uma produção em torno de 100 m³/d de hipoclorito de sódio a 0,5% rapidamente”.

 

Tecnologias DeNora

 

A De Nora possui diversas tecnologias para esta produção de hipoclorito, sendo uma delas o POSICLOR®.

de-nora

de-nora

Outra tecnologia é o MIOX

de-nora

E por fim, mas não menos importante, o CLORTEC.

de-nora

Últimas Notícias:
Fenasan 2025 Encontro Universidades

Fenasan 2025: Especialistas dos EUA, Alemanha, França e Portugal trazem experiências inovadoras em saneamento para o Encontro das Universidades

Maior evento de saneamento ambiental das Américas, o Encontro Técnico AESabesp/Fenasan é promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp) em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN). Nesta edição, tem como tema central “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”.  

Leia mais »
AST Invisibilidade Chorume

A invisibilidade do chorume

Diariamente, um adversário insidioso e muitas vezes ignorado emerge silenciosamente de nossos resíduos, tecendo uma rede de contaminação que ameaça rios, lagos, aquíferos e até a água que chega às nossas casas.

Leia mais »