saneamento basico

Telescópio russo irá monitorar lixo espacial a partir de cidade de MG

O Brasil foi escolhido por astrônomos russos para abrigar o primeiro telescópio, fora da Rússia, a monitorar o lixo espacial. A instalação, em uma cidade no sul de Minas Gerais, está quase pronta.

O telescópio está sendo montado no Pico dos Dias, Brazópolis, a 1,8 mil metros de altitude. Uma equipe com oito russos chegou na semana passada para instalara o equipamento capaz de observara milhares de objetos no espaço. O equipamento ficar ao lado de outros quatro telescópios brasileiros.

O Pico dos Dias é considerado um dos melhores pontos de observação do país. Em 60% do ano o céu está limpo, sem nuvens e com boa visibilidade.

Com o telescópio a Rússia irá conseguir registrar pela primeira vez a imagem do espaço no Hemisfério Sul. O objetivo é identificar principalmente o lixo espacial que está em órbita. As informações colhidas serão compartilhadas também com os astrônomos brasileiros.

O telescópio deve começar a operar em março. Mas os russos irão embora antes desse prazo.

Fonte: G1

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »