Uma denúncia de fraude em obras da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) foi feita nesta segunda-feira (17). Nesta manhã, um grupo de funcionários da ABF Engenharia registrou queixa na polícia. Eles dizem que foram orientados a fazer irregularidades em obras ou serviços que não eram necessários, com a finalidade de aumentar o faturamento da empresa de engenharia. A companhia de saneamento disse que vai fazer uma auditoria e o resultado deve sair em 20 dias.
Os trabalhadores disseram que, quando a Cesan descobriu a fraude, eles foram ameaçados. Luiz Fernando Bento foi um dos trabalhadores demitidos pela ABF Engenharia após as denuncias.
“A empresa acusou a gente de fraudar licitações. Fazíamos o que nos mandávamos. Fomos acusados até de formação de quadrilha”, disse Luiz Fernando. Ainda segundo o bombeiro hidráulico, ele irá entrar com uma ação por danos morais contra a ABF.
A empresa ABF Engenharia, Serviços e Comércio presta serviços para a Cesan desde 2009. Os contratos e aditivos, nesses seis anos, somam mais de R$ 60 milhões. Só esse ano, foram fechados dois contratos. Um de 15 e outro de 13 milhões. Um dos gestores da ABF Engenharia disse que empresa está investigando a fraude. “Estamos realizando fiscalização em campo. Podemos afirmar que a empresa nunca orientou trabalhos desse tipo, mas todos os procedimentos serão tomados”, disse o gestor de recursos humanos Braz de Oliveira.
Em nota, a Cesan explicou que o presidente Paulo Ruy Carnelli determinou a realização de uma auditoria, que deve ser concluída em 20 dias. Todas as fraudes que forem detectadas ao final da auditoria terão que ser ressarcidas pela ABF à Cesan. De acordo com a companhia de abastecimento, os clientes não vão arcar com o prejuízo.
O boletim de ocorrência foi feito na delegacia de Novo Horizonte, na Serra, que está sem delegado. Por isso, a investigação vai ficar parada até que o delegado de André Carlone assuma os trabalhos.
Fonte: G1