saneamento basico

Tratamento pode transformar água de esgoto em água potável

Você já se imaginou bebendo água de esgoto? Se a resposta foi não e você fez aquela cara de nojo, comece a repensar sobre a sua negativa, pois a solução para a crise hídrica que se alastra por várias cidades do Brasil, pode estar dentro dos tubos de esgoto e pode ser a água que vai matar a sede da população em um futuro próximo.

O colapso hídrico que vem tomando conta dos noticiários é um assunto que está apenas começando a ser explorado, defendem especialistas. Visto como uma alternativa inteligente para o problema da escassez, o reúso da água de esgoto é defendido por pesquisadores e estudiosos no tema, e há até quem levante a bandeira como desbravador da causa, para que se abra uma discussão mais ampla sobre a reutilização da água de esgoto de forma potável.

Em entrevista exclusiva ao Portal Tribuna Hoje, o professor e pesquisador Ivanildo Hespanhol, diretor do Centro Internacional de Referência em Reúso de Água (Cirra), da USP – Universidade de São Paulo -, diz que o país tem tecnologia para fazer o reúso potável direto, e que a prática já é realizada em vários países, porém há uma resistência da população e dos tomadores de decisão.

 

 
Fonte: Tribuna Hoje

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »