saneamento basico

Tratamento pode transformar água de esgoto em água potável

Você já se imaginou bebendo água de esgoto? Se a resposta foi não e você fez aquela cara de nojo, comece a repensar sobre a sua negativa, pois a solução para a crise hídrica que se alastra por várias cidades do Brasil, pode estar dentro dos tubos de esgoto e pode ser a água que vai matar a sede da população em um futuro próximo.

O colapso hídrico que vem tomando conta dos noticiários é um assunto que está apenas começando a ser explorado, defendem especialistas. Visto como uma alternativa inteligente para o problema da escassez, o reúso da água de esgoto é defendido por pesquisadores e estudiosos no tema, e há até quem levante a bandeira como desbravador da causa, para que se abra uma discussão mais ampla sobre a reutilização da água de esgoto de forma potável.

Em entrevista exclusiva ao Portal Tribuna Hoje, o professor e pesquisador Ivanildo Hespanhol, diretor do Centro Internacional de Referência em Reúso de Água (Cirra), da USP – Universidade de São Paulo -, diz que o país tem tecnologia para fazer o reúso potável direto, e que a prática já é realizada em vários países, porém há uma resistência da população e dos tomadores de decisão.

 

 
Fonte: Tribuna Hoje

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »