saneamento basico

Usina de lixo em Cordeiro, na Região Serrana do RJ, será reativada

A Prefeitura de Cordeiro, Região Serrana do Rio, iniciou a recuperação da usina de reciclagem de lixo do município, desativada há cerca de dez anos. De acordo com Salomão Lemos, prefeito da cidade, foram iniciados serviços de limpeza e recuperação das estruturas física e operacional da usina. O local deve voltar a funcionar no mês de março.

Quando a usina estiver operando normalmente, ela será administrada por uma Cooperativa de Catadores. No galpão de recepção, duas pessoas estarão atuando. Já na esteira de triagem trabalharão 14 catadores. A usina contará também com um moinho para triturar o lixo orgânico.

Os depósitos do lixo orgânico receberão também os galhos provenientes de podas de árvores e o material triturado será transformado em adubo. Já os depósitos destinados ao rejeito estarão disponíveis para que empresa especializada recolha o que for armazenado e transporte para aterro sanitário.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Lauro Conde, a prefeitura está recuperando a usina para cumprir o estabelecido na Lei 12.305/2010, que regulamenta a destinação correta dos resíduos sólidos. “Teremos ainda um local destinado ao entulho de obras, que será moído e utilizado na melhoria de estradas vicinais. Mas só aceitaremos o entulho que não estiver misturado ao lixo”, informou Lauro.

Acompanhando de perto o processo de recuperação da usina, o prefeito Salomão Lemos afirmou que pretende conscientizar a população com relação à separação do lixo, inclusive com a instalação de lixeiras específicas nas vias públicas e nas escolas. “Precisamos contar com o apoio da comunidade, pois a usina vai dar destino correto ao nosso lixo e ainda gerar empregos através da cooperativa de catadores”, explicou.

Fonte: G1
Veja mais: http://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2014/01/usina-de-lixo-em-cordeiro-na-regiao-serrana-do-rj-sera-reativada.html

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »