saneamento basico

Volume do Sistema Cantareira chega a 10,1%

O problema do abastecimento de água em São Paulo continua a se agravar. O nível do sistema Cantareira, principal reservatório a abastecer a Região Metropolitana, caiu de 10,3% para 10,1% entre o sábado (3) e este domingo (4). No mesmo período do ano passado, o nível acumulado era de 62,4%. Outros sistemas que abastecem a região, como o do Alto Tietê e Guarapiranga também registraram queda.

No Alto Tietê o volume caiu de 35,3% para 35,1%. Já no Guarapiranga a redução foi de 77,1% para 77,0%. Apesar do baixo nível dos reservatórios, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) descartou a possibilidade de racionamento ao longo de 2014.

De acordo com o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Mauro Acre, o nível do sistema Cantareira deverá ser elevado a partir do próximo dia 15, quando está previsto o início da utilização do chamado “volume morto”. Segundo ele, este fato associado a economia no consumo por parte da população deverão elevar o volume acumulado para 18,5%, afastando o risco de um racionamento ao longo deste exercício.

Fonte: Brasil 247
Veja mais: http://www.brasil247.com/pt/247/sp247/138696/Volume-do-Sistema-Cantareira-chega-a-101.htm

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »