saneamento basico
reuso em aeroporto

Conheça as ações do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte/MG a favor da sustentabilidade

Foi implantado um completo sistema de coleta, armazenamento e reaproveitamento de águas pluviais, que captou e reaproveitou 1.005 m³ em 2020.

 

Organizações sustentáveis estão sempre em busca de integrar questões ambientais, sociais e econômicas. No Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, investir em ações a favor da sustentabilidade, sobretudo em tempos de pandemia do coronavírus, se tornou um objetivo e alguns projetos já foram colocados em prática para otimizar recursos naturais e contribuir para o equilíbrio orçamentário.

Para começar, desde o desenvolvimento do projeto, foram implantadas iniciativas com foco na sustentabilidade no novo terminal de passageiros 2 do aeroporto, que já foi concebido com um completo sistema de coleta, armazenamento e reaproveitamento de águas pluviais, que captou e reaproveitou 1.005 m³ em 2020.

“O volume foi direcionado para reservatórios enterrados e, depois, para o reservatório elevado de água de reuso. Esse recurso foi reutilizado no abastecimento das instalações sanitárias e na reposição de água para o sistema de climatização”, explica Gustavo Anfra, gestor de Infraestrutura da BH Airport.

No ano passado, de acordo com Anfra, foi instalado um conjunto de sistemas de coleta, armazenamento e reaproveitamento de águas cinzas, que são captadas pelo sistema de redes segregadas, direcionando o efluente para uma estação elevatória e posteriormente para a Estação de Tratamento de Efluentes.

Ao todo, foram captadas 318 m³ dessa água que também foi reutilizada no abastecimento das instalações sanitárias e reposição de água para o sistema de climatização.

Para completar, foi concluída a reforma da Central de Água Gelada – que elevou a eficiência na climatização do lado doméstico do terminal – o que gerou uma economia de 347 m³/mês.

Fonte: AEROIN

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »