saneamento basico
reuso em aeroporto

Conheça as ações do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte/MG a favor da sustentabilidade

Foi implantado um completo sistema de coleta, armazenamento e reaproveitamento de águas pluviais, que captou e reaproveitou 1.005 m³ em 2020.

 

Organizações sustentáveis estão sempre em busca de integrar questões ambientais, sociais e econômicas. No Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, investir em ações a favor da sustentabilidade, sobretudo em tempos de pandemia do coronavírus, se tornou um objetivo e alguns projetos já foram colocados em prática para otimizar recursos naturais e contribuir para o equilíbrio orçamentário.

Para começar, desde o desenvolvimento do projeto, foram implantadas iniciativas com foco na sustentabilidade no novo terminal de passageiros 2 do aeroporto, que já foi concebido com um completo sistema de coleta, armazenamento e reaproveitamento de águas pluviais, que captou e reaproveitou 1.005 m³ em 2020.

“O volume foi direcionado para reservatórios enterrados e, depois, para o reservatório elevado de água de reuso. Esse recurso foi reutilizado no abastecimento das instalações sanitárias e na reposição de água para o sistema de climatização”, explica Gustavo Anfra, gestor de Infraestrutura da BH Airport.

No ano passado, de acordo com Anfra, foi instalado um conjunto de sistemas de coleta, armazenamento e reaproveitamento de águas cinzas, que são captadas pelo sistema de redes segregadas, direcionando o efluente para uma estação elevatória e posteriormente para a Estação de Tratamento de Efluentes.

Ao todo, foram captadas 318 m³ dessa água que também foi reutilizada no abastecimento das instalações sanitárias e reposição de água para o sistema de climatização.

Para completar, foi concluída a reforma da Central de Água Gelada – que elevou a eficiência na climatização do lado doméstico do terminal – o que gerou uma economia de 347 m³/mês.

Fonte: AEROIN

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »