Negócio de 147 milhões de dólares
A estatal chinesa CGGC (China Gezhouba Group), gigante da engenharia, concordou em fazer o seu primeiro investimento no setor de água internacional através da compra, por 147 milhões de dólares, da concessionária brasileira Sistema Produtor de Água São Lourenço (SPSL).
A empresa alvo da transação tem uma concessão de 25 anos, cobrindo uma estação de tratamento de água de 410.000 m3 por dia, uma captação de água bruta e 32 km de rede de distribuição para servir uma população de cerca de 1,5 milhão de pessoas no Estado de São Paulo, devendo entrar em operação em agosto de 2018.
De acordo com a CGGC o investimento total está estimado em 2,84 bilhões de reais (907 milhões de dólares).
A CGGC está comprando a concessionária dos seus proprietários brasileiros, Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa, e vai injetar capital novo logo após a compra.
Enquanto na China a CGGC se aprofundou na propriedade de ativos de água comprando o portfólio de projetos de 630.000 m3 por dia da Kardan Water, historicamente os seus negócios internacionais em água se restringiam a engenharia e construção, com destaque para os projetos na Guiné Equatorial e no Quênia.
Fonte: Global Water Intelligence, adaptado por Portal Saneamento Básico – www.saneamentobasico.com.br