saneamento basico

Embasa investe R$ 1,4 milhão para modernizar rede de saneamento de Salvador/BA

Projeto realizado com a Cast group, envolve a automação da gestão de estação de condicionamento prévio dos esgotos de região urbana e modernização da rede de saneamento

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. – Embasa  modernizou a Estação de Condicionamento Prévio – ECP Lucaia, responsável pelo bombeamento de 60% do esgoto produzido em Salvador, BA para disposição oceânica através do emissário submarino do Rio Vermelho, em parceria com a Cast group, empresa nacional em serviços de end-to-end para a área de TI.

Com o projeto, que envolveu investimento de R$ 1,4 milhão, a companhia de saneamento modernizou o sistema de controle e supervisão da ECP, possibilitando monitoria da unidade em tempo real, 24 horas por dia; controle remoto das operações da estação, como nível, vazão e pressão das bombas.

egundo Júlio Mota, superintendente de Produção da Embasa, a iniciativa para renovação do parque tecnológico faz parte da contínua busca por melhorias e otimização dos serviços prestados à população da empresa baiana.

“Temos uma estrutura muito grande, com cerca de 70 estações de tratamento e mais de 4.200 quilômetros de redes de coleta, para manter tudo isso funcionando é preciso ter muito controle e uma rotina de manutenções eficiente. A partir do momento em que contamos com um sistema automatizado, capaz de informar gargalos e problemas na malha de esgoto, reduzimos os riscos de paradas imprevistas e aprimoramos a qualidade no atendimento aos clientes”, afirma o superintendente.

Sistema de automação

De acordo com Mota, além do sistema de automação, foram instalados seis painéis de interface amigável, que dão uma visão geral do funcionamento ECP Lucaia. “Dessa forma, conseguimos monitorar com detalhes – independente do lugar, já que é possível acessar as informações via dispositivo móvel -, cada etapa da operação da estação, que é responsável pelo processamento de uma média de 7,5 mil litros de esgoto por segundo”, diz.

Para ele, a eficiência obtida é fundamental para atender as exigências e registros de produção, exigidos pelos órgãos regulatórios. “Atualmente, a gestão das informações geradas pelas operações executadas, e que precisam ser repassadas ao poder público para auditorias e governança, por exemplo, precisa ser rápida e assertiva. Com o novo sistema, eliminamos erros causados pela interferência humana e agilizamos a entrega de relatórios e diagnósticos críticos para dar continuidade à operação da ECP, que impacta todo o sistema de saneamento”, finaliza.

Fonte: Infor Channel

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »