saneamento basico

RJ: Águas de Paraty inicia obras de estações de tratamento de água

A concessionária Águas de Paraty deu início às obras das estações de tratamento de água (ETAs) dos bairros Corisquinho e Pedra Branca, no dia 1º de setembro. A estação de Pedra Branca terá mil metros quadrados de área construída, e capacidade de produção de cinco milhões de litros por dia, podendo chegar a oito milhões de litros, um aumento de 60%, de acordo com a demanda populacional.
No bairro do Corisquinho, além da ETA, que terá a mesma capacidade de produção de água tratada da estação de Pedra Branca, também estão sendo construídas as adutoras de água bruta e água tratada. Por meio desta tubulação, a água será levada desde a captação até a estação de tratamento e aos reservatórios de distribuição
As duas ETAs implantadas serão de ciclo completo, composto pelas fases de coagulação, floculação, decantação, filtração, fluoretação, desinfecção e correção do pH. Após o tratamento, a distribuição da água será feita a partir de dois reservatórios de 1 milhão de litros, que serão instalados um em cada bairro
A previsão é de que as ETAs comecem a operar em janeiro de 2015, tratando a água de cordo com os padrões definidos pela portaria 2914 / 2011 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Últimas Notícias:
Certame da Saneago atrai apenas um grupo

Certame da Saneago atrai apenas um grupo

Dois dos três lotes ofertados ficaram sem oferta; problemas na modelagem afastaram grandes investidores. O leilão de Parcerias Público-Privadas (PPPs) da Saneago (estatal de saneamento de Goiás) atraiu o interesse de apenas um grupo, o Consórcio Águas do Cerrado, que entregou proposta para somente um dos três lotes da licitação, apurou o Valor.

Leia mais »
Rede de esgoto avança na Maré e beneficia a Baía de Guanabara

Rede de esgoto avança na Maré e beneficia a Baía de Guanabara

Obras de saneamento, de R$ 120 milhões, vão até o fim de 2027 e incluem tronco coletor de 4,5kms e 18kms de tubulações

O cenário do Complexo da Maré — formado por 16 favelas — está em transformação, com um vaivém de operários e máquinas. Equipes instalam manilhas de até 1,50 metro de diâmetro e escavam poços para avançar nas obras de saneamento iniciadas pela Águas do Rio, que têm como objetivo beneficiar, segundo a concessionária, 200 mil pessoas.

Leia mais »