A concessionária Águas de Paraty deu início às obras das estações de tratamento de água (ETAs) dos bairros Corisquinho e Pedra Branca, no dia 1º de setembro. A estação de Pedra Branca terá mil metros quadrados de área construída, e capacidade de produção de cinco milhões de litros por dia, podendo chegar a oito milhões de litros, um aumento de 60%, de acordo com a demanda populacional.
No bairro do Corisquinho, além da ETA, que terá a mesma capacidade de produção de água tratada da estação de Pedra Branca, também estão sendo construídas as adutoras de água bruta e água tratada. Por meio desta tubulação, a água será levada desde a captação até a estação de tratamento e aos reservatórios de distribuição
As duas ETAs implantadas serão de ciclo completo, composto pelas fases de coagulação, floculação, decantação, filtração, fluoretação, desinfecção e correção do pH. Após o tratamento, a distribuição da água será feita a partir de dois reservatórios de 1 milhão de litros, que serão instalados um em cada bairro
A previsão é de que as ETAs comecem a operar em janeiro de 2015, tratando a água de cordo com os padrões definidos pela portaria 2914 / 2011 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
BID acompanha avanços do Prosamin+ em Manaus/AM e debate projeto de saneamento rural no interior
Uma equipe do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está em Manaus para acompanhar de perto os avanços das obras desenvolvidas pelo Governo do Amazonas, no Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).