saneamento basico

Saae de Volta Redonda/RJ irá construir elevatória e rede de esgoto no Santa Rita do Zarur/RJ

Um convênio entre o Saae de Volta Redonda e a Agevap (Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul) foi assinado na manhã desta quarta-feira, dia 29, no auditório da autarquia.

A cerimônia de assinatura teve a presença do prefeito Samuca Silva (Podemos), do diretor da Agevap, André Luiz de Paula Marques, e do diretor executivo do Saae, José Geraldo dos Santos, o Zeca. A obra deve durar cerca de 10 a 14 meses e vai custar de 2,4 milhões para a construção para a rede de tratamento de esgoto e uma elevatória, no bairro Santa Rita do Zarur.

O Córrego do Peixe,que corta o bairro,  acabou virando um depósito de esgoto . O objetivo da obra é remover todo o esgoto lançado no córrego e recolher o material antes que atinja o leito do curso da água. Em seguida, o material será encaminhando para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Santa Cruz. A nova obra pretende aumentar cerca de 5% o tratamento de esgoto da cidade.

O prefeito afirmou que assumiu a prefeitura com pouco mais de 20% do esgoto tratado e que pretende chegar aos 40% em breve. Ele lembrou também que o tratamento do córrego trará orgulho aos moradores e que,embora tratar o esgoto seja uma medida que a população não vê, é muito importante para o meio ambiente e para a sustentabilidade.

Despoluir o rio

Se todos os municípios fizessem a sua parte nós teríamos o rio em condições melhores e resultaria em menos custo para tratar a água para a própria população – afirmou o prefeito.

O vereador e Conselheiro do Saae, Edson Quinto (PR), que também estava presente na cerimônia, contou que a meta é despoluir o rio e que a obra possibilita captar o esgoto e levar para uma elevatória.

Todo o esgoto do bairro é jogado no Rio do Peixe.  A obra deve durar de 10 a 14 meses, mais o tempo do rio se recompor. A expectativa é que após a canalização do esgoto o rio volte a sua condição normal – adicionou o vereador.

Esgoto a céu aberto

Ele ressaltou ainda que o esgoto a céu aberto traz doenças e problemas com animais de todos os tipos. O vereador afirmou que a vida da população vai melhorar com a água limpa.

O engenheiro André Luiz de Paula Marques, diretor da Agevap, explicou que o projeto apresentado por Volta Redonda estava entre os sete selecionados para receber verbas. André pretende que todo ano aconteça investimento na bacia em relação a tratamento de esgoto e recursos hídricos. Ele disse ainda que o Saae de Volta Redonda se destaca e que agora é o momento de melhorar a qualidade dos recursos hídricos, melhorar a qualidade do Rio Paraíba.

Zeca acredita que a equipe técnica do Saae junto com a Agevap fizeram um trabalho fundamental buscando mais recursos em tratamento de esgoto. Ele ressaltou ainda que essa é uma das metas principais do governo do Samuca, melhorias de tratamento de esgoto para o município.

– A assinatura do convênio é o pontapé inicial para tratar todo o Córrego dos Peixes. A obra é muito importante, tem muito esgoto jogado ali e o tratamento vai beneficiar toda a comunidade – completou ele.

O prefeito Samuca ressaltou que Volta Redonda tem diversos projetos e que por isso está conseguindo verbas num momento de crise. Ele declarou também que falar em privatização é um “crime”, ressaltando que não há possibilidade de privatizar o serviço em seu governo.

Fonte: Diário do vale

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »