saneamento basico

Sem plano de saneamento, 70% das cidades no Brasil não acessam recurso

SÃO PAULO – Pelo menos 70% dos municípios brasileiros não podem acessar recursos federais para investir em projetos de saneamento básico, esgotamento sanitário e tratamento de água. De acordo com legislação nacional, de 2007, somente cidades que adotaram Plano Municipal de Saneamento podem financiar o setor com verbas da União, o maior provedor de dinheiro para a atividade.

Tânia Rêgo/ABr
“Apenas 30% dos municípios tem planos, um número muito baixo, preocupante”, afirmou Ernani de Miranda, diretor do Ministério das Cidades. “E dos muitos planos que analisamos, a qualidade é duvidável, já chegou às minhas mãos plano de cinco páginas”, disse ele.

Segundo Miranda, o problema tem um efeito em cadeia, com impacto importante sobre a economia. “Os recursos estão disponíveis, mas se não são usados perde primeiro o usuário na ponta, mas também perdem as empresas concessionárias que deixam de investir, de fazer obras, e isso se espalha pela economia toda”, disse Miranda durante evento sobre o tema organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo.

Fonte e Agradecimento: Valor Econômico
Leia Mais: http://www.valor.com.br/empresas/3567600/sem-plano-de-saneamento-70-das-cidades-no-brasil-nao-acessam-recurso#ixzz33C9J5wx6

Últimas Notícias:
Da lei à realidade desafios do saneamento básico no Brasil (1)

Da lei à realidade: desafios do saneamento básico no Brasil

Mesmo com novo marco, saneamento universal avança lentamente e pressiona saúde pública, meio ambiente e infraestrutura urbana. O Marco Legal do Saneamento define metas importantes para o Brasil: até 2033, 99% da população deve ter acesso à água potável e 90% deve contar com coleta e tratamento de esgoto.

Leia mais »