saneamento basico

Compesa e prefeitura de Petrolina propõem armistício

Após vários anos de desentendimentos, a Compesa e a Prefeitura de Petrolina começaram a se entender sobre o direito de concessão dos serviços de água e esgoto do município.

Nesta terça-feira, o presidente da empresa, Roberto Tavares, reuniu-se no Recife com o prefeito Júlio Lossio (PMDB) para apresentar o novo diretor regional do interior, Leonardo Selva e o novo gerente de Unidade de Negócios do São Francisco, João Raphael de Queiroz.

Com a recondução do presidente pelo governador Paulo Câmara, muitas mudanças de gestão têm sido empreendidas na Compesa para preparar a empresa para enfrentar o ano de 2015.

Ele elogiou a decisão do prefeito Julio Lossio de retomar o diálogo com a Compesa, interrompido desde a gestão do governador Eduardo Campos.

“Não podemos melhorar a prestação dos nossos serviços se não contarmos com a parceria do município. Isso é muito importante para dar celeridade às ações necessárias ao bem-estar da sociedade, que deseja solução e não desentendimento”, destacou Roberto Tavares.

O prefeito Júlio Lossio, que judicializou a briga contra a Compesa, também mostrou-se aberto à retomada do diálogo com essas palavras:

“A decisão sobre a municipalização está na Justiça e não compete nem a mim, enquanto gestor, nem ao presidente da Compesa. Por isso, a proposta para um entendimento é a solução mais viável para resolvermos problemas da cidade”, disse ele.

A seu ver, a Compesa está realizando importantes investimentos em Petrolina, assim como a prefeitura, e é preciso interação para resolver as questões necessárias para atender aos anseios da população.

Durante o encontro, foi definida a criação de um grupo de trabalho, formado por representantes da Compesa e da Prefeitura, com o objetivo de fiscalizar as obras em andamento e definir novas ações que resultem em novos projetos.

“Vamos repactuar o Plano de Metas firmado em 2007 e agregar novos projetos para melhorar ainda mais a vida dos petrolinenses”, argumentou Julio Lossio.

O presidente da Compesa lembrou o montante de R$ 156 milhões aplicados em Petrolina na construção do Sistema Vitória, que já está em fase inicial de funcionamento, ofertando mais água para a cidade, e a obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade.

“Petrolina tem um dos melhores sistemas de abastecimento de água de Pernambuco, com água todos os dias nas torneiras, e queremos continuar investindo e melhorando a vida das pessoas desta cidade”, ressaltou Roberto Tavares.

Lossio foi à Justiça contra a Compesa alegando que a empresa não investiu em Petrolina o que prometeu em 2007.

CARUARU – Enquanto isso, o prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT) e o vice, Jorge Gomes (PSB), receberam a visita nesta terça-feira da nova gerente regional da Compesa, Niadja Menezes.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »