Skip to content
quinta-feira, agosto 11, 2022
Últimas Notícias:
  • A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi a porta de entrada para o ESG
  • A Califórnia desenvolveu muito a energia solar residencial. Agora isto é um problema para os aterros sanitários.
  • Como Integrar IoT, SCADA e Legados
  • ANA e CNJ firmam cooperação para capacitação nas temáticas de conservação de água e solo, segurança de barragens, reservatórios e saneamento básico
  • 33º Encontro Técnico/Fenasan 2022: especialistas discutirão a gestão de resíduos sólidos nas áreas urbana e rural diante do novo Decreto 10936 (12/01/2022)
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Contato

Corsan deve apresentar relatório dos valores arrecadados no Município de Viamão

  • Leis & Afins
  • fevereiro 7, 2014

O Juiz de Direito Sandro Antonio da Silva, da 2ª Vara Cível da Comarca de Viamão, aceitou em parte pedido liminar do Município de Viamão, em ação que pretende cancelar contratos mantidos com a Companhia Riograndense de Saneamento. A ré deve apresentar um relatório dos valores arrecadados no Município e suspender a cláusula de exclusividade do contrato para as localidades onde a CORSAN não presta serviços de abastecimento e de saneamento. A decisão é do dia 23/1.

Caso
Após decretar estado de emergência no dia 30/12/2013, devido à falta de água em vários bairros da cidade, e nomear uma comissão para apontar medidas a fim de solucionar problemas originados pela CORSAN, o município de Viamão propôs ação ordinária anulatória contra a Companhia Riograndense de Saneamento.

O demandante narrou que, em 2007, foi firmado Contrato de Programa entre as partes pelo prazo de 25 anos, com base na Lei Municipal 3.610/07. A lei estabelecia que o objeto do contrato seria a prestação de serviços de abastecimento de água e esgoto sanitário e execução de obras de infraestrutura.

Em caráter liminar, o autor da ação pediu que a CORSAN apresentasse os valores arrecadados no Município desde 2009 e que fosse obrigada a depositar, em Juízo, 3% da arrecadação desde a assinatura do convênio de cooperação, em 2009, em benefício do Fundo Municipal de Saneamento. O Município também requereu que a ré apresentasse os documentos legais que demonstrem os valores amortizados pelo ente municipal, além da suspensão da cláusula de exclusividade em larga escala prevista no contrato ou, no mínimo, onde a ré não presta os serviços se abastecimento de água e de esgotamento sanitário.

Liminar
Dos quatro pedidos feitos pelo Município de Viamão, o Juiz de Direito Sandro Antonio da Silva atendeu a três. Ele determinou que a CORSAN apresente um relatório minucioso dos valores arrecadados no município, desde 2009, bem como prova documental dos valores amortizados pelo município. O magistrado também entendeu ser necessária a suspensão da cláusula de exclusividade do Contrato de Programa vigente, onde a ré não presta serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.

Para o Juiz de Direito, apresentar os valores arrecadados no município se faz necessária, por existir relação de consumo envolvendo os contratos. Nada mais justo do que a Administração Pública e os próprios munícipes saberem o quanto está sendo arrecadado em seu território. Deve preponderar, aqui, o direito/dever de informação, declarou o magistrado.

Cabe recurso da decisão.

Fonte: Âmbito Jurídico
Veja mais: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=visualiza_noticia&id_caderno=&id_noticia=110286

AnteriorAnteriorTeresina implanta lei que multa quem joga lixo no chão
PróximoSancionada lei que cria Instituto Nacional das Águas e centros de pesquisa do Nordeste e PantanalPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

A Califórnia desenvolveu muito a energia solar residencial. Agora isto é um problema para os aterros sanitários.

9 min de leitura

A partir de 2006, o Estado, focado em incentivar as pessoas a utilizar a energia solar, deu subsídios aos proprietários que instalaram painéis fotovoltaicos, mas não tinham um plano abrangente para eliminá-los. Agora, os painéis utilizados nesses programas estão chegando ao fim da sua vida útil de 25 a 30 anos.

Disponibilidade de metais pesados em aterro de indústria siderúrgica

1 min de leitura

O estudo efetuou o levantamento detalhado da fonte poluidora com coletas de amostras de águas superficiais, subterrâneas, efluentes e resíduos sólidos industriais, associados ao Aterro Industrial.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

Lodos Ativados, MBR e MBBR: Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais

Datas: 10, 17 e 24 de agosto

Curso online para profissionais e estudantes que atuam com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Mais informações »

8° Encontro Nacional das Águas

Congresso bienal dedicado ao debate dos principais temas que afetam o saneamento básico e a iniciativa privada.

Mais informações »

Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2022

Promovido há 33 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é considerado o maior evento do setor na América Latina.

Mais informações »

Parceiros

Superbac
DENORA
Conaut
Penetron
paques-logo-home.jpg
suez
clean environment brasil
bf-dias
logo-netzsch
aquamec
logo-bioproj

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.