saneamento basico

CPI da Sanepar em Maringá recebe primeiros depoimentos nesta quinta-feira

Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Companhia Paranaense de Saneamento (Sanepar), instalada na Câmara de Maringá, iniciam, nesta quinta-feira (13), a série de oitivas solicitadas para complementar as informações documentais. A reunião começará às 13h, no plenário Ulisses Bruder.

Segundo a assessoria de imprensa da câmara, serão ouvidos o diretor/presidente do Instituto das Águas do Paraná, Márcio Fernandes Nunes; o diretor/presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto; e o presidente da Agência Maringaense de Regulação (AMR), José Roberto Francisco Behrend, indicados em requerimento do vereador Chico Caiana (PTB).

A CPI da Sanepar é composta pelo presidente Chico Caiana, pelo relator, Luiz Pereira (PTC) e pelos membros Márcia Socreppa (PSDB), Adilson Cintra (PSB) e Carlos Mariucci (PT).

O objetivo do grupo é investigar a qualidade nos serviços prestados; o contrato de concessão do serviço; a quantificação das ações de Capital Social da Sanepar as quais o Município tem direito referente às redes de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário e a fiscalização realizada pelo município.

Conforme o regimento interno da casa, a CPI tem prazo de 90 dias corridos para encerrar o trabalho, incluindo a apresentação do relatório, com possibilidade de prorrogação por mais 45 dias. A comissão foi instalada no dia 19 de Novembro de 2013. A expectativa dos vereadores é apresentar o relatório dos trabalhos no início de abril.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »